Estudantes do 9º ano participam de encontros e palestras sobre Mercado Financeiro
Em proposta interdisciplinar de Matemática e Geografia, jovens reúnem-se para discutir temas relevantes desse mercado e seus impactos na sociedade.
O Projeto de Mercado Financeiro é uma proposta desenvolvida há alguns anos pelas disciplinas de Matemática e Geografia e tem por objetivo discutir com jovens temas relevantes desse mercado e seus impactos no desenvolvimento da sociedade como um todo. Além disso, visa promover a visibilidade dos cálculos matemáticos na abordagem dos temas:
- Indicadores de desenvolvimento (o que são e como são calculados?);
- Crédito, taxa Selic, juros e Banco Central;
- Inflação (como é provocada e quais são suas soluções?);
- Bolsa de Valores, Mercado Futuro e fundos de investimento;
- Capitalismo e consumo (mercadoria como espetáculo);
- Consumismo e juventudes (como os jovens lidam com o consumo)
Fazem parte do processo a pesquisa, a leitura e o registro escrito, além da análise de dados e apresentação de seminários. Acontecem, ainda, encontros com especialistas da área para ministrar palestras, assim como professores da casa e, tradicionalmente, familiares de alunos e alunas do 9º ano.
A primeira palestra aconteceu no dia 09 de junho, em um encontro virtual com Gabriel Teixeira, professor de Economia da 3ª série do Ensino Médio. Gabriel é Sociólogo, Mestre (UFRRJ) e Doutor (UNICAMP) em Ciências Sociais, com experiência em Economia, Política e Mercado de Trabalho, e atuou como assessor parlamentar e sindical nos temas do trabalho e economia.
Durante a conversa, que girou em torno do tema “O que é Economia e o viés humano dessa ciência”, discutiram sobre a questão da Ciência Econômica como uma ciência humana, social e política, abordando capitalismo, socialismo, liberalismo e consumismo – assim como seu impacto no meio ambiente. Também, puderam perceber como as economias dos países se sustentam nesse mercado e como isso impacta a vida social e financeira. Como disse Gabriel, “discutir economia é discutir seres humanos em ação”.
O encontro foi muito produtivo, repleto de trocas e perguntas interessantes feitas por alunos e alunas. A partir do envolvimento de todos com o assunto, ficou clara a necessidade e a importância de incentivar a discussão sobre o mundo em que vivemos e como coisas do cotidiano, como o preço do pãozinho, podem ter um viés político e impactar no mercado como um todo.
Dando continuidade ao Projeto Mercado Financeiro, recebemos no dia 24 de junho, em um encontro online, o administrador de empresas Kleber Douvletis (Siemens Healthineers) para uma conversa sobre o tema “Por que falar de finanças?”. Tópicos como controle financeiro de jovens, mercado de ações e formas de investimento, como o bitcoin, foram explicados e debatidos com estudantes.
O fechamento do projeto Mercado Financeiro de 2021, que aconteceu em 10 de agosto, contou com a participação do Prof. Dr. Enlinson Mattos, especialista em finanças públicas e professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua fala aos estudantes tratou de macroeconomia e, por meio da uma abordagem sistêmica de seu funcionamento, explicou como seus conceitos fazem parte de nosso cotidiano.