Iluminuras medievais

As iluminuras são ilustrações presentes em manuscritos medievais e representam inúmeras cenas do cotidiano da época. A partir destes ricos documentos sobre a Idade Média, nossos alunos de 7º ano realizaram um trabalho de pesquisa que mesclou investigação, compartilhamento de informações e diversão!

O trabalho promovido nas aulas de História pela professora Márcia Rédua, partiu do estudo sobre a Idade Média e levou os alunos a se aprofundarem em diferentes temas a partir das iluminuras. Os grupos de pesquisa tiveram que escolher uma iluminura encontrada em pesquisas online, reconhecer seu tema e relaciona-lo com as discussões realizadas em sala de aula. Estas investigações foram compartilhadas com os colegas em apresentações, em que o grupo apresentou a iluminura e um texto de interpretação para ela.

Para finalizar a sequência de atividades, o 7º ano se divertiu montando quebra-cabeças virtuais criados pelos colegas com as iluminuras pesquisadas, em um momento lúdico e criativo que permitiu que se apropriassem dos novos aprendizados!

4.1 7 votes