Educação Infantil
No cotidiano da Educação Infantil, cuidar e educar dão-se de modo integrado nos diferentes campos de experiência, por meio do trabalho com projetos de investigação e pela brincadeira. O cotidiano do estudante é organizado a partir de experiências e situações diversificadas, como rodas de conversa e pesquisa, atividades plásticas e musicais, trabalhos corporais, dramatizações e trabalhos de campo.
É foco de nosso trabalho o exercício do olhar curioso diante do mundo, bem como a interação com o outro e o conhecimento em relação a si mesmo.
Educação Infantil
No cotidiano da Educação Infantil, cuidar e educar dão-se de modo integrado nos diferentes campos de experiência, por meio do trabalho com projetos de investigação e pela brincadeira. O cotidiano do estudante é organizado a partir de experiências e situações diversificadas, como rodas de conversa e pesquisa, atividades plásticas e musicais, trabalhos corporais, dramatizações e trabalhos de campo.
É foco de nosso trabalho o exercício do olhar curioso diante do mundo, bem como a interação com o outro e o conhecimento em relação a si mesmo.
Desafios
O cotidiano do aluno da Educação Infantil é construído a partir do brincar, de projetos e situações de trabalho diversificadas, como rodas de conversa e pesquisa, atividades plásticas e musicais, trabalhos corporais, dramatizações e trabalhos de campo.
Desafios
O cotidiano do aluno da Educação Infantil é construído a partir do brincar, de projetos e situações de trabalho diversificadas, como rodas de conversa e pesquisa, atividades plásticas e musicais, trabalhos corporais, dramatizações e trabalhos de campo.
ACOLHIMENTO E CRIAÇÃO DE VÍNCULOS
Contamos com um cuidadoso processo de acompanhamento, que favorece o contato da criança com um novo espaço e que orienta as famílias nessa importante etapa da vida dos estudantes.
BRINCAR
No Oswald, o brincar é concebido como parte da constituição da criança e das relações que ela cria com os outros e com o mundo ao seu redor.
A brincadeira cria um repertório que fornece mais ferramentas para entender o mundo ao longo de toda a vida, uma vez que a capacidade criativa está intrinsecamente relacionada à brincadeira.
No currículo da Educação Infantil, é colocada como pano de fundo para todas as atividades desenvolvidas com as crianças, mostrando-se como uma linguagem que permite investigações, explorações e criação de novas formas de se relacionar.
METODOLOGIA DE PROJETOS
O projeto é uma forma de organizar as diversas experiências das crianças em torno de uma questão comum ao grupo, de modo interdisciplinar, e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.
A partir do G5, os alunos passam também a vivenciar o projeto REDE, momento semanal interseriado no qual as crianças se agrupam por temas de interesse e constroem aprendizados multidisciplinares.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
A aproximação da criança com as várias áreas do conhecimento, organizadas nos diferentes campos de experiência, se dá por meio de uma diversidade de estratégias e linguagens. Além disso, permite que desenvolva, desde o início da sua vida escolar, um aprendizado significativo que a tornará capaz de investigar e conhecer o mundo nos mais diversos aspectos.
ACOLHIMENTO E CRIAÇÃO DE VÍNCULOS
Contamos com um cuidadoso processo de acompanhamento, que favorece o contato da criança com um novo espaço e que orienta as famílias nessa importante etapa da vida dos estudantes.
BRINCAR
No Oswald, o brincar é concebido como parte da constituição da criança e das relações que ela cria com os outros e com o mundo ao seu redor.
A brincadeira cria um repertório que fornece mais ferramentas para entender o mundo ao longo de toda a vida, uma vez que a capacidade criativa está intrinsecamente relacionada à brincadeira.
No currículo da Educação Infantil, é colocada como pano de fundo para todas as atividades desenvolvidas com as crianças, mostrando-se como uma linguagem que permite investigações, explorações e criação de novas formas de se relacionar.
METODOLOGIA DE PROJETOS
O projeto é uma forma de organizar as diversas experiências das crianças em torno de uma questão comum ao grupo, de modo interdisciplinar, e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.
A partir do G5, os alunos passam também a vivenciar o projeto REDE, momento semanal interseriado no qual as crianças se agrupam por temas de interesse e constroem aprendizados multidisciplinares.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
A aproximação da criança com as várias áreas do conhecimento, organizadas nos diferentes campos de experiência, se dá por meio de uma diversidade de estratégias e linguagens. Além disso, permite que desenvolva, desde o início da sua vida escolar, um aprendizado significativo que a tornará capaz de investigar e conhecer o mundo nos mais diversos aspectos.
Na primeira infância, a criança faz uso
de múltiplas linguagens.
Organizamos os espaços de forma intencional, favorecendo o uso da linguagem plástica, musical, cênica, do brincar, do desenho, da escrita, da matemática. Linguagens diversas que favoreçam a ação da criança de forma autônoma, ativa e criativa.
Na primeira infância, a criança faz
uso de múltiplas linguagens.
Organizamos os espaços de forma intencional, favorecendo o uso da linguagem plástica, musical, cênica, do brincar, do desenho, da escrita, da matemática. Linguagens diversas que favoreçam a ação da criança de forma autônoma, ativa e criativa.
ARTES
As crianças vivenciam diversas linguagens artísticas, seja nas atividades desenvolvidas em sala de aula, seja nos encontros específicos com professores especialistas.
Nos momentos dedicados ao trabalho com Música, investigam diferentes sonoridades e instrumentos, desenvolvendo a musicalidade e criando um repertório diversificado.
No Ateliê de Artes, exploram materiais, texturas, cores e as diversas possibilidades de criações e expressões artísticas.
EXPRESSÃO CORPORAL
Do G1 ao 2º ano, nossos alunos têm encontros semanais com professores especialistas em que vivenciam brincadeiras, cantigas, dramatizações, jogos, danças, escuta e criação de histórias. Conhecer o próprio corpo é um aspecto fundamental do autoconhecimento e do desenvolvimento da autoestima. Descobrir nossas capacidades e fragilidades torna-nos mais conscientes de nossas próprias possibilidades de expressão, assim como nos flexibiliza diante das diferentes formas de expressão e comunicação de outras pessoas.
Saiba mais sobre nosso projeto de Expressão Corporal.
INGLÊS
Nesta faixa etária, a principal expectativa é que as crianças familiarizem-se com a sonoridade da língua inglesa.
No convívio das brincadeiras no parque, da hora do lanche e em atividades sistematizadas, bem como por meio de propostas de artes, contação de histórias, músicas e muitas brincadeiras, as crianças se apropriam, progressivamente, do vocabulário e da estrutura da língua inglesa nos diferentes contextos comunicativos.
DIÁLOGO COM O MUNDO
Desde os anos iniciais da Educação Infantil, nossos alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas que contribuam para os projetos desenvolvidos na escola, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os estudantes do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio fazem parte de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos e alunas. O Oswald promove eventos, encontros, visitas a museus, saídas pela região da escola, convida parceiros ou especialistas para ajudar no desenvolvimento de um olhar plural para o conhecimento e possibilita a criação de um repertório cultural vasto.
ARTES
As crianças vivenciam diversas linguagens artísticas, seja nas atividades desenvolvidas em sala de aula, seja nos encontros específicos com professores especialistas.
Nos momentos dedicados ao trabalho com Música, investigam diferentes sonoridades e instrumentos, desenvolvendo a musicalidade e criando um repertório diversificado.
No Ateliê de Artes, exploram materiais, texturas, cores e as diversas possibilidades de criações e expressões artísticas.
EXPRESSÃO CORPORAL
Do G1 ao 2º ano, nossos alunos têm encontros semanais com professores especialistas em que vivenciam brincadeiras, cantigas, dramatizações, jogos, danças, escuta e criação de histórias. Conhecer o próprio corpo é um aspecto fundamental do autoconhecimento e do desenvolvimento da autoestima. Descobrir nossas capacidades e fragilidades torna-nos mais conscientes de nossas próprias possibilidades de expressão, assim como nos flexibiliza diante das diferentes formas de expressão e comunicação de outras pessoas.
Saiba mais sobre nosso projeto de Expressão Corporal.
INGLÊS
Nesta faixa etária, a principal expectativa é que as crianças familiarizem-se com a sonoridade da língua inglesa.
No convívio das brincadeiras no parque, da hora do lanche e em atividades sistematizadas, bem como por meio de propostas de artes, contação de histórias, músicas e muitas brincadeiras, as crianças se apropriam, progressivamente, do vocabulário e da estrutura da língua inglesa nos diferentes contextos comunicativos.
DIÁLOGO COM O MUNDO
Desde os anos iniciais da Educação Infantil, nossos alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas que contribuam para os projetos desenvolvidos na escola, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os estudantes do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio fazem parte de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos e alunas. O Oswald promove eventos, encontros, visitas a museus, saídas pela região da escola, convida parceiros ou especialistas para ajudar no desenvolvimento de um olhar plural para o conhecimento e possibilita a criação de um repertório cultural vasto.
Oswald Integral
O Período Integral na Educação Infantil do Oswald envolve preparar ambientes e atividades para oferecer um leque variado de possibilidades no campo dos esportes, das artes e do inglês, ampliando o repertório cultural e educacional dos alunos.
Horários pensados para atender as diferentes necessidades das famílias e uma equipe em sintonia com os pilares da escola são algumas marcas do programa do Oswald.
Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/
Oswald Integral
O Período Integral na Educação Infantil do Oswald envolve preparar ambientes e atividades para oferecer um leque variado de possibilidades no campo dos esportes, das artes e do inglês, ampliando o repertório cultural e educacional dos alunos.
Horários pensados para atender as diferentes necessidades das famílias e uma equipe em sintonia com os pilares da escola são algumas marcas do programa do Oswald.
Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/
UNIDADES DO INFANTIL
Calendário
dezembro 2024 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
Calendário
dezembro 2024 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|