Ensino Fundamental II
Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno a aprendizagem dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais ao seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, se relacionar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.
Os Estudos do Meio, as atividades interdisciplinares, uma vivência mais intensa do ambiente escolar e o currículo do Ensino Fundamental II leva os adolescentes a encarar o conhecimento de forma ampla, conectada e reflexiva com o mundo em que vivem.
Ensino Fundamental II
Nosso trabalho organiza-se de modo a possibilitar ao aluno a aprendizagem dos conteúdos formais e, simultaneamente, desenvolver habilidades essenciais ao seu crescimento e autonomia. Para tanto, no Ensino Fundamental II, são ampliadas as possibilidades de olhar, analisar, se relacionar, compreender, formar e exprimir opiniões, fazer escolhas e intervenções.
Os Estudos do Meio, as atividades interdisciplinares, uma vivência mais intensa do ambiente escolar e o currículo do Ensino Fundamental II leva os adolescentes a encarar o conhecimento de forma ampla, conectada e reflexiva com o mundo em que vivem.
Desafios
CONQUISTA DE AUTONOMIA
O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo dos alunos e alunas, que passam a ter uma rotina ocupada por encontros com vários professores e professoras, alargando e diversificando suas experiências escolares. Assim, para nós, essas mudanças tem como objetivo acompanhar e colaborar com os crescimentos individuais e coletivos dos estudantes, que passam a ter mais autonomia no seu fazer escolar e na circulação entre os espaços.
VIDA EM GRUPO
A aprendizagem da vida em grupo continua sendo um dos focos da nossa proposta pedagógica, atravessada pelas experiências individuais e coletivas. Tomadas coletivas de decisões, reflexões e encaminhamentos de mediações de conflitos, discussões de regras de convivência e gestão de combinados fazem parte do cotidiano dessa etapa da escolaridade.
ARTES, CORPO E MOVIMENTO
Do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística são ministradas semestralmente. Durante este período, os estudantes passam por todas as frentes dessas disciplinas, ampliando significativamente seus saberes e as linguagens pelas quais podem interagir com o mundo. A partir do 9º ano, o curso se torna anual e a formação dos grupos de cada frente passa a envolver os alunos e alunas.
Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses, Capoeira e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos e alunas ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.
Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão
CONQUISTA DE AUTONOMIA
O processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente, formalizado. Esta etapa representa a potencialização do que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo dos alunos e alunas, que passam a ter uma rotina ocupada por encontros com vários professores e professoras, alargando e diversificando suas experiências escolares. Assim, para nós, essas mudanças tem como objetivo acompanhar e colaborar com os crescimentos individuais e coletivos dos estudantes, que passam a ter mais autonomia no seu fazer escolar e na circulação entre os espaços.
VIDA EM GRUPO
A aprendizagem da vida em grupo continua sendo um dos focos da nossa proposta pedagógica, atravessada pelas experiências individuais e coletivas. Tomadas coletivas de decisões, reflexões e encaminhamentos de mediações de conflitos, discussões de regras de convivência e gestão de combinados fazem parte do cotidiano dessa etapa da escolaridade
ARTES, CORPO E MOVIMENTO
Do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística são ministradas semestralmente. Durante este período, os estudantes passam por todas as frentes dessas disciplinas, ampliando significativamente seus saberes e as linguagens pelas quais podem interagir com o mundo. A partir do 9º ano, o curso se torna anual e a formação dos grupos de cada frente passa a envolver os alunos e alunas.
Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências e aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses, Capoeira e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes nesse projeto, levando nossos alunos e alunas ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.
Saiba mais sobre nosso projeto de Corpo e Expressão
Currículo Ampliado
OFICINAS ELETIVAS
A experiência das Oficinas Eletivas oferece aprendizagens práticas e de universos que comumente estão fora do currículo escolar, orientadas por educadores especialistas. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas Eletivas, que tratam de temas que vão desde culinária e trabalho voluntário à produção audiovisual e expressão corporal.
Ao longo do Ensino Fundamental II, alunos e alunas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas diversas, trabalhando em grupos interseriados e construindo, coletivamente, pesquisas sobre temas relevantes para o mundo e para a faixa etária.
OFICINAS ELETIVAS
A experiência das Oficinas Eletivas oferece aprendizagens práticas e de universos que comumente estão fora do currículo escolar, orientadas por educadores especialistas. As turmas de 6º, 7º e 8º ano participam semestralmente de Oficinas Eletivas, que tratam de temas que vão desde culinária e trabalho voluntário à produção audiovisual e expressão corporal.
Ao longo do Ensino Fundamental II, alunos e alunas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas diversas, trabalhando em grupos interseriados e construindo, coletivamente, pesquisas sobre temas relevantes para o mundo e para a faixa etária.
CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
Assumimos a educação midiática e a promoção da reflexão sobre a cultura digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, alunas, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.
É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.
CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
Assumimos a educação midiática e a promoção da reflexão sobre a cultura digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, alunas, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.
É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a pensar-se como membro de uma comunidade pela qual deverá também responsabilizar-se, além de si mesmo.
ESTUDO DO MEIO
O Oswald é pioneiro na proposição de Estudos do Meio na Educação Básica. Aqui no Colégio, essas viagens começam no 6º ano do Ensino Fundamental II e se estendem até a 3ª série do Ensino Médio. A partir de questões norteadoras, os estudantes tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações, articulando os conteúdos escolares ao mundo à sua volta.
Os alunos e alunas participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que se inicia com estudos preparatórios para a viagem, passa por um mergulho em uma localidade e cultura diversa e, no retorno, se encerra com a sistematização das aprendizagens. Atividades culturais e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências e repertório.
Nestes momentos, os alunos e alunas são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares.
ESTUDO DO MEIO
O Oswald é pioneiro na proposição de Estudos do Meio na Educação Básica. Aqui no Colégio, essas viagens começam no 6º ano do Ensino Fundamental II e se estendem até a 3ª série do Ensino Médio. A partir de questões norteadoras, os estudantes tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações, articulando os conteúdos escolares ao mundo à sua volta.
Os alunos e alunas participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que se inicia com estudos preparatórios para a viagem, passa por um mergulho em uma localidade e cultura diversa e, no retorno, se encerra com a sistematização das aprendizagens. Atividades culturais e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências e repertório.
Nestes momentos, os alunos e alunas são convidados a produzir intervenções na realidade em que vivem, seja em contato com o bairro, seja produzindo um projeto de atuação nos ambientes escolares.
APOIO PEDAGÓGICO
Uma escola que se propõe a trabalhar com diversidade precisa lançar mão de recursos que permitam o apoio diferencial às muitas formas de aprender. Por isso, o Oswald conta com importantes recursos de apoio às aprendizagens. Tais recursos podem ser atribuídos às situações típicas da rotina escolar, dando apoio para a realização de atividades individuais, como provas, orientação de estudos, registros de agenda e organização pessoal. Outras iniciativas acontecem no contraturno escolar, como as monitorias, que são encontros complementares à sala de aula, visando reforçar aprendizagens dos conteúdos apresentados em classe, e as tutorias, que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva, a partir das demandas identificadas pela equipe pedagógica. Todas essas ações são articuladas a partir de um acompanhamento atento e próximo aos processos individuais e coletivos de aprendizagem.
APOIO PEDAGÓGICO
Uma escola que se propõe a trabalhar com diversidade precisa lançar mão de recursos que permitam o apoio diferencial às muitas formas de aprender. Por isso, o Oswald conta com importantes recursos de apoio às aprendizagens. Tais recursos podem ser atribuídos às situações típicas da rotina escolar, dando apoio para a realização de atividades individuais, como provas, orientação de estudos, registros de agenda e organização pessoal. Outras iniciativas acontecem no contraturno escolar, como as monitorias, que são encontros complementares à sala de aula, visando reforçar aprendizagens dos conteúdos apresentados em classe, e as tutorias, que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva, a partir das demandas identificadas pela equipe pedagógica. Todas essas ações são articuladas a partir de um acompanhamento atento e próximo aos processos individuais e coletivos de aprendizagem.
ENEM E VESTIBULARES
Entendemos que, ao final da Educação Básica, nossos estudantes enfrentarão um desafio exigente do ponto de vista técnico e emocional. Para ajudá-los nesta tarefa, investimos em três vias centrais: a formação teórica consistente, reflexão e amadurecimento para as escolhas da vida adulta, assim como atividades de preparação focadas nos exames externos.
Já no Ensino Fundamental II, o aluno oswaldiano entrará em contato com diferentes formatos de questões encontradas nos principais exames vestibulares do país. A tomada de consciência sobre potencialidades e desafios é o pano de fundo desta trajetória. Para tanto, a disciplina de Projeto de Vida, que se inicia no 9º ano, é um espaço para os primeiros contatos dos nossos alunos e alunas com a área de Orientação Profissional.
É importante favorecer a possibilidade de autoconhecimento, reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.
Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional
ENEM E VESTIBULARES
Entendemos que, ao final da Educação Básica, nossos estudantes enfrentarão um desafio exigente do ponto de vista técnico e emocional. Para ajudá-los nesta tarefa, investimos em três vias centrais: a formação teórica consistente, reflexão e amadurecimento para as escolhas da vida adulta, assim como atividades de preparação focadas nos exames externos.
Já no Ensino Fundamental II, o aluno oswaldiano entrará em contato com diferentes formatos de questões encontradas nos principais exames vestibulares do país. A tomada de consciência sobre potencialidades e desafios é o pano de fundo desta trajetória. Para tanto, a disciplina de Projeto de Vida, que se inicia no 9º ano, é um espaço para os primeiros contatos dos nossos alunos e alunas com a área de Orientação Profissional.
É importante favorecer a possibilidade de autoconhecimento, reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos.
Saiba mais sobre nosso Projeto de Orientação Profissional
Oswald Integral
No período da tarde, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio têm oportunidade de participar de diferentes atividades extracurriculares para ampliar sua formação. Além do Programa Come Together, focado no aprendizado da língua inglesa por meio da oralidade e de vivências, a grade do Oswald Integral para os estudantes da Unidade Cerro Corá também oferece diversas modalidades esportivas e aprendizados práticos, como marcenaria, história em quadrinhos, prática de bandas e Young Engineers.
Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/
Grade Curricular
Grade Curricular
UNIDADE DO FUNDAMENTAL II
Calendário
dezembro 2024 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
Calendário
dezembro 2024 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
Guia de orientações para alunos e alunas 2024 – Ensino Fundamental II
Horário de aulas 2024
6º e 7º ano | 8º e 9º ano
Guia de orientações para alunos e alunas 2024 – Ensino Fundamental II
Horário de aulas 2024 – 6º e 7º ano | 8º e 9º ano