#ScratchDay

Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007, ideal para pessoas que não tem conhecimento prévio em programação. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos!

Esta construção é feita através da junção de blocos de programação gráfica para que os personagens se movam, pulem, dancem e cantem. As crianças podem modificar os personagens no editor de pintura, adicionar suas próprias vozes e sons, até mesmo inserir fotos de si mesmos – e, em seguida, usar os blocos de programação para fazer seus personagens ganharem vida .

No Oswald, o ScratchJr (indicado para crianças de 5 a 7 anos) e o Scratch (indicado a partir dos 8 anos) fazem parte de várias atividades de Tecnologia, colaborando para projetos de sala de aula e gerando parcerias multidisciplinares. Nossas educadoras de Tecnologia Educacional, Tatiana Luz e Cristiane Acácio,prepararam, nesta última semana, algumas ações que são exemplo deste uso.

Na Unidade Girassol, os recreios são preenchidos por atividades diversas no CLIP e, nesta semana, o Scratch Jr. dominou os intervalos das crianças! A equipe de TE produziu tutoriais que estavam disponíveis para os alunos se orientarem e tentarem autonomamente descobrir os caminhos pelo programa. Alguns se aventuraram na programação de histórias, outros se animaram com a possibilidade de criar personagens e cenários.

No Ensino Fundamental II, o 6º ano aproveitou o Scratch em uma aula de Música! O desafio proposto pelo professor Felipe Pagliato foi reproduzir a música “Asa Branca” no Scratch, a partir da partitura posta na lousa. Ao ler a partitura, os alunos precisariam calcular por quanto tempo cada nota deveria ser tocada. Os alunos demonstraram interesse desde o início, se empenharam em realizar a atividade individualmente, mas também em auxiliar os colegas que estavam com alguma dúvida.

Nestas atividades, nossos alunos não apenas tiveram contato com uma ferramenta que propõe a relação com uma linguagem nova e diversa, mas também puderam encarar de forma diferente conteúdos de outras áreas, o que contribui    para dar maior significado ao uso da tecnologia! #ScratchDay