Simpósio de Teses

O Projeto Teses é uma grande oportunidade para nossos alunos desenvolverem uma pesquisa de seu interesse, tomando contato com formatos acadêmicos de produções autorais. Este ano, novas etapas estão aproximando ainda mais a turma do 2º ano do Ensino Médio do contexto da produção científica!

Nesta segunda-feira, aconteceu o Simpósio de Teses, uma apresentação parcial dos projetos de pesquisa dos alunos por meio de pôsteres científicos. A elaboração dos pôsteres é uma maneira de nossos alunos se apropriarem de suas pesquisas, entrando em contato com os normas técnicas da ABNT e com tipos de comunicações em simpósios acadêmicos.

O propósito do pôster científico não é ainda o de defender uma pesquisa ou proposta, mas de comunicar e compartilhar com uma comunidade científica o andamento de um projeto ou ideia inicial. Nele, estão expostos a problemática (pergunta e objetivo geral da pesquisa), o objetivo específico, a metodologia utilizada, a justificativa de interesse no tema e as referências da pesquisa do aluno. No Oswald, os alunos do 2º ano puderam comunicar este percurso aos colegas e professores, como forma de investigar se estão no caminho certo, a partir das impressões coletadas. Trocas muito valiosas, uma vez que, em breve, os alunos apresentarão seus projetos e o capítulo inicial da monografia que estão desenvolvendo!

No evento, que aconteceu no Pátio Cultural e Teatro durante a aula de Projeto Teses, também contou com a avaliação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que já passaram pela experiência de produzir uma monografia, em 2017. Tanto estes alunos, quanto os professores orientadores, responderam a uma série de questões sobre as comunicações realizadas: “A pergunta está bem comunicada? O contexto conceitual e teórico está bem apresentado? O pôster cumpre os requisitos de conteúdo exigidos previamente?” foram algumas das questões que nortearam os olhares dos visitantes e as discussões com os pesquisadores, que puderam responder a dúvidas e falar sobre sua investigação, recebendo sugestões e também exercitando a oralidade.