Formação e Planejamento

Nesta segunda-feira, a equipe pedagógica da Unidade Tipuana e Girassol do Oswald, iniciou seu momento de planejamento com um delicioso café da manhã, seguido por dinâmica que havia sido pensada pela equipe de direção e coodenação e que tinha a intenção de fazer o grupo aquecer as ideias para o início do semestre, trocando experiências e olhando para as próprias práticas no papel de educador.

Na Unidade Tipuana, as professores iniciaram as atividades caminhando pela sala e observando as imagens, mergulharam em um silêncio, refletindo sobre acontecimentos de seus percursos ao mesmo tempo em que adentraram na poesia do fotógrafo, percebendo como são diversas as possibilidades de interpretação de suas imagens.

Em seguida dividiram-se em quatro grupos com cinco componentes aproximadamente para compartilhar as reflexões e a partir delas produzir uma nova imagem do grupo usando pra isso carvão e papel canson.

O resultado desta imagem foi compartilhado para a equipe e nas falas que as descreviam surgiram pontos importantes como a importância do trabalho em equipe e a valorização para o olhar sobre as crianças de forma individual e para o grupo considerando a dinâmica entre o individual e o coletivo própria da escola.

Na Unidade Girassol, a dinâmica foi Sociodramática e dividida em três etapas – Aquecimento, Dinâmica e Processamento.  O grupo olhou 12 fotos do artista Teun Hocks. Então, a partir da pergunta “Qual imagem representa o 1º semestre?”, os professores se agruparam em torno das fotos e, ordenadamente, cada um dos subgrupos (formado pela escolha da foto) pôde dizer porque aquela imagem representava o semestre passado. Em seguida apresentamos uma nova consigna (“Qual imagem representa as férias?”) e o mesmo processo se repetiu. Por fim a terceira consigna: “Qual imagem representa o que projetamos para o 2º semestre?”.

Finalizando, o processamento consiste na abertura de um espaço para os participantes comentarem o que sentiram e pensaram ao viver essa dinâmica. As falas foram todas muito positivas, ressaltando a profundidade com a qual olhamos para as experiências compartilhadas na escola, com alunos, com famílias e com a equipe.
Também  foram eleitos 3 trabalhos pela coordenação e os professores envolvidos prepararam apresentações. Os trabalhos contemplados foram: a) REDE Máquinas (Ciclo 1 – tarde); b) “Porque a sombra vem comigo?” (Projeto da turma do G5C, cujo ponto de partida é a investigação sobre luz e sombra); c) Projeto Hostel (etapa de projeto interdisciplinar envolvendo o 3º ano, com foco da apresentação voltado à contribuição do inglês para o projeto). Ao final dessas apresentações, foi aberto um espaço para debate, norteado pelo foco previamente estabelecido por nós: os eixos metodológicos do trabalho do Oswald.

O planejamento, no Oswald, é um momento muito importante de acolhida da equipe pedagógica promoção de reflexões sobre as demandas formativas, que fazem professores e professoras avançarem ainda mais em suas práticas!

*Imagens coletadas dos sites dos artistas: http://www.gilbert-garcin.com/ e http://teunhocks.nl/