Monitoria oferece suporte pedagógico para alunos do Oswald

Idealizada para atender as diferentes necessidades dos estudantes, a monitoria do Oswald oferece suporte pedagógico para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Trata-se de uma iniciativa que se alinha diretamente com um dos nosso pilares: a diversidade.

Na medida em que se entende que cada aluno tem um ritmo de aprendizagem, precisamos considerar que também serão diversas suas necessidades. “Isso envolve os que têm dificuldade, e também os que podem ir além do que é proposto no currículo regular, e amplia os recursos de que dispomos para tratá-las”, explica o diretor-geral do Oswald, Harlei Florentino.

Suporte pedagógico para estimular aprendizagem

É bastante complexa a tarefa de lidar com a diversidade potencial dos alunos e das suas relações com o aprendizado. Por isso, partimos de um currículo que é oferecido a todos, e conta com um suporte pedagógico como forma de estímulo à aprendizagem.

“O sentido e o desdobramento desse currículo se dá na interação entre educador e educando, movimento que desloca rapidamente a idealização característica dos momentos de seleção de conteúdos e planejamentos de ensino, além de acionar o mundo prático da construção das relações, discursos e interações diversas com metodologias e saberes”, garante Harlei.

Segundo ele, é a partir daí que os diferentes ritmos de aprendizagem e formas de aprender se revelam, abalando, portanto, uma virtual homogeneidade. “Desta forma, além de melhorarmos nossa cultura de estudo, oferecemos mais caminhos e formas para estimular nossos alunos, com mais estímulos, como incremento do aprendizado”, completa o diretor-geral.

A partir dessa monitoria, que é realizada semanalmente por uma equipe qualificada para o incremento do aprendizado fora das aulas regulares, podemos diagnosticar, de forma mais precisa, o aprendizado real de cada aluno.

“Além disso, também é possível investir mais tempo no desenvolvimento daqueles que apresentam algum tipo de dificuldade e organizar melhor o atendimento aos alunos que apresentam mais facilidades”, conclui Harlei.

A iniciativa criada este ano está atendendo as áreas de Matemática e Língua Portuguesa, mas pretendemos, no futuro, ampliar esta ação da monitoria para as mais diversas áreas do conhecimento.