Rituais de passagem marcam a finalização de projetos do G4

Na última semana, realizamos os rituais de passagem para marcar a finalização dos projetos na Unidade Tipuana e a despedida desse espaço tão familiar para os alunos do G4 da Educação Infantil do Colégio Oswald, que estão prontos para cursar o G5, em nossa Unidade Girassol.

Depois de viverem muitas aventuras e conquistas juntas, as crianças do Grupo 4 e seus familiares participaram de um grande encontro que marcou essa passagem. Durante o encontro, pudemos evidenciar, por meio de documentação fotográfica, a passagem do tempo desde de o G1, quando a maioria dos alunos da Educação Infantil ingressaram no colégio.

Além dessa atividade que marcou o fim de um percurso na Unidade Tipuana, as crianças também tiveram a oportunidade de participar de outros rituais de passagem, como a visita à Unidade Girassol.

Rituais de passagem marcam finalização de projetos

De acordo com nossa coordenadora de Educação Infantil (G2 ao G4) Ieda Abbud, “para que as crianças e as famílias vivam um pouco da experiência de estarem no G5, os pais levam as crianças até a Unidade Girassol e as crianças passam um período inteiro nesse espaço, com o intuito de conhecerem o novo ambiente para eles, e favorecer a integração das crianças do G4 às novas dinâmicas do G5”, enfatiza.

Durante a visita, as crianças de G4 são recebidas com entusiasmo pelas crianças
de G5, em grande parte já conhecida deles do ano anterior, e fazem questão de mostrar cada espaço da Unidade Girassol aos amigos, além de compartilhar um pouco de suas rotinas durante esse dia especial.

“Eles costumam voltar dessa visita bastante empolgados com o espaço maior e tranquilos por perceberem que a rotina de G5 já é muito familiar, pois trata-se ainda de um ano da Educação Infantil que tem novos desafios, mas uma rotina estruturada de modo bastante
semelhante com a que estão habituados”, explica Ieda.

Na última semana de aula, os alunos do G4 preparam uma caixa com coisas que gostariam de levar para a Unidade Girassol, como jogos, músicas e livros. Eles também fazem uma lista de expectativas e desejos para a nova etapa. “É uma forma do grupo chegar no G5, no início do ano, com um apoio para se apresentar às novas professoras, que dedicarão os primeiros dias para acolhê-los e para conhecer cada criança desse novo grupo”, completa Ieda.

As crianças também se preparam para se despedirem da Unidade Tipuana e das crianças de G3 e G2, companheiras de muitos momentos de integração. Para isso, escrevem uma carta explicando aos colegas que no ano seguinte estarão em outra unidade. No início do ano essa carta é lida para os grupos e fixada no mural com a foto das crianças.

Novidades na Educação Infantil

No próximo ano, a novidade nesse processo é que a Unidade Tipuana irá mudar para um novo endereço, na Rua Girassol, passando a ficar mais perto da Unidade Girassol, e passando a oferecer a opção de educação em período integral para as turmas da Educação Infantil.

Com isso, as crianças de G2 e G3 também vêm realizando rituais de despedida da Unidade Tipuana, desde nossa Mostra Cultural, realizada em novembro, quando as professoras iniciaram o processo de passagem.

Para garantir que aquilo que as crianças mais apreciam ‒ como os colegas, as professoras, a jabuti, os brinquedos e os livros ‒ irão mudar junto com elas para a nova unidade, as professoras têm conversado sobre suas expectativas para o novo espaço, que já foi nomeado como Unidade Madalena.

“No decorrer do processo, uma criança de G2 perguntou à professora: ‘Vai ter colo?’. Sim, vai ter muito colo na Unidade Madalena para apoiar as crianças nessa mudança e
recebê-los no início de 2019”, conclui a Coordenadora.

Confira um pouco de como foi nosso evento!