Manhã de Integração reúne famílias e alunos do Fundamental I

Na última semana, promovemos uma Manhã de Integração para reunir as famílias e os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, em nossa Unidade Girassol.

Na ocasião, as famílias e os alunos do Oswald tiveram a oportunidade de se apresentar e conhecer um pouco mais sobre nosso projeto pedagógico, nesta fase da escolaridade que se inicia com o Ensino Fundamental.

“Pelo fato de nossas turmas serem compostas por alunos vindos da nossa unidade de Educação Infantil e também de outras escolas, acreditamos que um trabalho de formação de grupo é essencial”, explica a Coordenadora Pedagógica de G5, 1º e 2º ano, Rosane Reinert.

Manhã de Integração no Oswald

No início do encontro, famílias, alunos e professores se reuniram em torno da mesa para um singelo café da manhã e, em seguida,   participaram juntos de uma série de atividades e brincadeiras de integração que contemplaram o trabalho com Música, Educação Física, Expressão Corporal e Inglês. Brincadeiras, cantorias, danças e atividades como a leitura de um livro em inglês e a discussão da história de uma forma interativa e muito divertida, preencheram a manhã das famílias. “Neste dia, as famílias têm a oportunidade de experienciar, junto com seus filhos, algumas propostas semelhantes àquelas que as crianças vivenciam na rotina da escola. É uma maneira dos responsáveis conhecerem um pouco como se dão algumas das atividades do 1º ano. Outro motivo pelo qual organizamos esse evento é o fato de que o 1º ano é a série que tem a maior entrada de novos alunos”, afirma Tainá Herck Lima, Assistente de Coordenação Pedagógica de G5, 1º e 2º ano.

No dia a dia, muitas atividades propostas organizadas em sala de aula, em diversos momentos da rotina, convergem para a integração dos alunos,  entretanto, o encontro se faz necessário por acreditarmos na importância da integração também das famílias para que trocas possam ser feitas e se fortaleça a comunidade Oswaldiana.

“Julgamos que a participação das famílias no processo escolar das crianças em momentos especialmente planejados colabora, sobremaneira, para que se forme e se fortaleça uma rede de confiabilidade entre as crianças, as famílias e a escola, tornando o ambiente mais propício às aprendizagens”, conclui Rosane.