Oswald orienta alunos sobre a importância da segurança na internet

Você daria a chave da sua casa para uma pessoa desconhecida? Foi assim que iniciamos as ações de conscientização sobre a importância de garantir a segurança na internet com os alunos.

Dentre as ações, foram desenvolvidos materiais explicativos para os alunos com informações relevantes e dicas para garantir a segurança de suas senhas de acesso e dos dados gerados na internet, além de tutoriais para tornar as redes sociais ambientes seguros.

“As ações foram realizadas em duas frentes. Uma delas com os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, com quem compartilhamos alguns cartazes de conscientização sobre a segurança das senhas e a importância de manter a privacidade nas redes, e a outra com as turmas do Ensino Fundamental I, que participaram de um jogo que envolveu um debate sobre o tema”, explica a Assistente de Coordenação de Tecnologias Educacionais do Oswald, Tatiana Luz, que participou do desenvolvimento das ações.

Segurança na internet

As atividades, iniciadas em fevereiro, mês em que se comemora o Dia da Internet Segura, envolveram algumas ações de conscientização quanto à segurança no uso das redes sociais, e-mails, jogos e outras situações no ambiente online, de acordo com a faixa etária de nossos alunos.

Segundo dados divulgados pela pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC) sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil, o desenvolvimento de habilidades digitais é fundamental para que as crianças e adolescentes possam usufruir de fato dos benefícios e oportunidades oferecidos pela rede, assim como identificar os riscos nela presentes.

Os dados ainda revelaram que apenas 30% das crianças com idade entre 11 e 12 anos sabem mudar a configuração de privacidade nas redes sociais. “Aqui no colégio já recebemos alunos com dúvidas quanto a isso também; por isso, desenvolvemos ações muito focadas na Unidade Cerro Corá, com tutoriais sobre como tornar a conta pessoal do Instagram e do Facebook privadas, e também abordamos a importância de utilizar uma senha forte em contas pessoais, especialmente com os alunos do 5º ano, que já utilizam uma conta de e-mail”, detalha Tatiana.

Segundo Tatiana, os alunos da Unidade Girassol foram contemplados com uma atividade que teve como objetivo sondar a relação das crianças com temáticas referentes à segurança digital. “Com os alunos do 5º ano, o jogo está amarrado ao nosso projeto de cidadania digital. Já com os alunos de 3º e 4º ano está funcionando com um disparador para o desenvolvimento posterior de projetos de série”, completa.

Entre as atividades, os alunos participaram de uma gincana para refletir sobre as oportunidades e os perigos que se encontram na internet, com o objetivo de desenvolver um repertório para que façam boas escolhas durante o uso das ferramentas digitais.

“Mais que guiar os alunos, as ações tiveram a função de ajudá-los na compreensão do papel das tecnologias como meio de informação e comunicação na prática social. Desta forma, promovemos uma discussão sobre a exposição das informações pessoais nas redes sociais, visando estimular o entendimento acerca dos limites que uma criança tem na internet para estar em segurança”, conclui Tatiana.