Oswald participa do Canguru de Matemática

Na última semana, nossos alunos da Unidade Cerro Corá participaram da 11ª edição do Canguru de Matemática Brasil, maior competição internacional de matemática do mundo.

Idealizada há quase 40 anos, na Austrália – por isso do nome Canguru –, a competição é realizada em mais de 75 países e reúne cerca de 6 milhões de participantes todos os anos, promovendo um desafio com foco em raciocínio lógico e  ajudando os estudantes a desenvolverem suas habilidades para lidar com questões matemáticas do dia a dia.

Com reconhecimento internacional, o teste vai premiar os alunos com melhores resultados, que receberão certificados e medalhas, após a divulgação das notas.

Segundo informações da professora de Matemática, Vania de Andrade Luz, por considerar a competição uma oportunidade importante para seus estudantes, o Oswald participa do Canguru de Matemática há seis anos consecutivos.

“As questões propostas nessa prova têm características diferentes daquelas trabalhadas nos currículos regulares e em livros didáticos. E, em nossa avaliação, tal proposta visa apaziguar a relação que muitos alunos têm com a matemática, promovendo uma trégua e despertando o gosto por desafios, o que está muito além de simplesmente colocar alunos em competição”, explica Vania.

Para os alunos, a prova também é uma forma de mensurar seus conhecimentos. ”É muito legal o colégio dar a oportunidade para a gente fazer uma prova, que também é feita em várias escolas em todo o mundo. Para mim, é uma possibilidade para ver como a gente está indo e também um incentivo”, explica a aluna Maria Clara Sirelli, do 9º ano.

Já Francisco Nascimento, também do 9º ano, acredita que a prova pode estimular a forma de como os alunos veem a disciplina. “Achei que tinha algumas perguntas bem difíceis, mas acho importante poder participar da prova para estimular ainda mais nosso interesse pela matemática.”

Com opinião semelhante ao do colega de turma, Diego Oliveira complementa: “Além de me sentir estimulado a aprender mais a matemática, também acredito que, conforme o resultado do teste, a gente pode avaliar um pouco do nosso grau de conhecimento”.

A história do Canguru de Matemática

Idealizado no início dos anos 1990, por dois professores franceses, o Canguru de Matemática nasceu como uma homenagem a um professor australiano que, nos anos 1980, elaborou uma prova de matemática para ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente.

Daí surgiu também a associação Canguru sem Fronteiras, que congrega um seleto grupo de professores de matemática, responsáveis pelas provas aplicadas nos países participantes, com a finalidade de promover e divulgar a matemática, além de motivar milhares de alunos pelo mundo.

No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde sua primeira aplicação, em 2009, tendo registrado a participação de mais de duas mil escolas e mais de 300 mil alunos, em 2018.