Horta da Unidade Cerro Corá é reaberta com projeto dos alunos

A horta é uma excelente oportunidade para potencializar o aprendizado dos alunos em diversas frentes das ciências naturais, inclusive, podendo despertar o interesse para uma alimentação mais saudável. Buscando esse potencial, professores, alunos e o grupo Oswald Sustentável estão ajudando a transformar as hortas das unidades em espaços de aprendizagem!

No início de 2019, a horta da Unidade Cerro Corá passou por mudanças estruturais, adquirindo mais espaços nos canteiros e ganhando proximidade com as composteiras que fornecem húmus para a horta. Na última semana, um trabalho da turma do 6º ano do Ensino Fundamental II realizou o primeiro plantio do ano, com algumas variedades de hortaliças, temperos, tubérculos e PANCs (plantas alimentícias não convencionais).

A atividade fez parte do conteúdo sobre ambiente rural, visto na aula de Ciências pela turma. “O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, todos ganham pois terão um laboratório vivo, podendo trabalhar temas diversos”, explica o biólogo Nelson Antonio Calil Filho, que também é professor de Ciências e coordenou o trabalho de reativação da horta em nossa Unidade Cerro Corá.

Além de realizar o plantio das espécies, os alunos também estão aprendendo mais sobre alimentação saudável e formas de preparar e consumir os alimentos, além de explorar as habilidades sensoriais ao reconhecer alimentos pelo cheiro e pelo sabor.

Segundo Nelson, as atividades sobre ambiente rural integram o componente curricular do segundo trimestre, e têm por objetivo orientar os alunos sobre a diferença entre alimentos orgânicos e industrializados, de forma que entendam, na prática, como se dá o desenvolvimento do plantio orgânico e seus benefícios para a saúde.

Oswald Sustentável

Idealizado em 2013, com a proposta de transformar nossas práticas do cotidiano em ações ambientalmente sustentáveis, o projeto Oswald Sustentável é coordenado pelo professor Nelson e destaca-se por promover ações para diminuir o impacto ambiental de nossas atividades.

“Nosso grupo se reúne para pensar em ações sustentáveis, como diminuir a produção de lixo, além de conscientizar sobre a importância de cuidar dos equipamentos escolares, evitando sua depredação”, completa Nelson.

Entre as ações implementadas pelo projeto, temos a instalação de cisternas nas unidades Cerro Corá e Madalena, onde são captados mais de 40 mil litros de água por mês, utilizados para regar as plantas e para a limpeza das áreas comuns.

Ainda no que se refere ao consumo de água, Nelson explica que, além do uso de água das cisternas, também foram instalados sensores para diminuir o gasto de água nas torneiras dos banheiros.

Outras ações do projeto consistem na manutenção de um minhocário para compostagem e decomposição de orgânicos, assim como a distribuição de garrafas de água para todos os alunos.