Oswald promove prática de Mindfulness com alunos
A meditação é uma prática milenar, reconhecida por desenvolver habilidades que melhoram a capacidade de concentração, relaxamento e autoestima. A técnica vem sendo trabalhada com nossos alunos desde 2017, com alguns momentos de prática no cotidiano e a proposta de criação de uma cultura de Mindfulness.
A ideia de incorporar a meditação na rotina dos estudantes parte da crença de que a formação acadêmica, social e emocional estão interligadas. Acreditamos na formação integral dos alunos e, para isso, atuamos em relação às diversas habilidades que devem ser conquistadas nesta formação.
Segundo a instrutora de Mindfulness e idealizadora da MindKids, Daniela Degani: “A prática envolve atenção sustentada, capacidade de prestar atenção e habilidade de lidar com as emoções de uma maneira mais saudável. Estamos falando de qualidades como empatia, compaixão e respeito ao outro”, explica.
A prática é feita com as turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Devido à avaliação positiva desde o primeiro ano da atividade, ficou claro que o programa fez sentido para os praticantes. Alguns momentos de prática dedicada a familiares ou específicas para o contexto dos vestibulares também já foram promovidos nesta trajetória.
“Com isso, estamos promovendo capacidade de foco, respeito, participação em sala de aula e equilíbrio emocional. São qualidades importantes para criar um ambiente muito mais propício ao aprendizado”, completa Daniela.
Benefícios do Mindfulness
De acordo com Daniela, pesquisas científicas apontam que a prática de Mindfulness envolve benefícios em quatro dimensões: capacidade de foco, respeito, participação em sala de aula e equilíbrio emocional.
“Dentro desse contexto, recebemos muitos relatos de alunos que compartilham suas experiências com a prática de Mindfulness em sua rotina. Já ouvi de alunos que, em um momento de branco na prova, fizeram a prática e lembraram a resposta”, conta Daniela.
Alguns depoimentos de alunos do 7° ano mostram uma mudança de atitude ou rotina para nossos jovens, como conta Vicente Detoni Franzini. “Eu faço antes de dormir e me sinto relaxado. E também uso para me concentrar nos estudos, ajuda no foco”. Já o estudante Lorenzo Pagani Legat também comenta: “sempre que tem alguém doente eu faço pensamentos positivos para essa pessoa e me sinto bem”.
A estudante Maria Luiza Bretas Garcia, também faz a respiração para dormir. Ela garante que se sente muito melhor depois da prática, assim como a colega Mariana Furtado: “Quando estou muito ansiosa e estressada, eu faço listas e também presto atenção ao redor, isso aprendi com a prática do Mindfulness e ajuda a me acalmar”.
A validação dessa atividade vem tanto de alunos quanto de professores. Como é o caso da professora de Química do Ensino Médio, Thaís Faria, que notou mudanças no comportamento dos estudantes durante uma prova, após a prática de Mindfulness. “Os alunos que fizeram a prova após a atividade estavam muito mais tranquilos, com mais foco e entregaram a prova mais rápido. Acredito que a prática foi muito importante para eles”, relembra Thaís.
A proposta da MindKids
A MindKids nasceu com a proposta de disseminar a prática da meditação Mindfulness com crianças, adolescentes, famílias e professores. A ideia é ensinar técnicas que os ajudem a melhorar a concentração, encontrar o equilíbrio emocional e conviver de forma saudável com os amigos e a sociedade.
Tudo isso por meio da metodologia da Mindful Schools (EUA), precursores da meditação no ambiente educacional. Vale destacar que esse programa já impactou mais de 1 milhão de estudantes em todo o mundo.