Projeto desenvolvido nas aulas de Expressão Corporal marca o final de ano do G5

O Pequeno Grande Circo é um convite para brincadeiras que têm como cenário o universo circense, desenvolvido ao longo do segundo semestre com os Grupos 5 da Educação Infantil, nas aulas de Expressão Corporal ministradas pelas professoras Janaina Peresan e Jacqueline Carvalho. A culminância deste processo se deu na última semana, com a apresentação de um espetáculo com cenas criadas pelas crianças!

Todo o processo teve como intenção possibilitar às crianças novas experiências corporais através do exercício da criação artística. “As atividades e o projeto de criação do espetáculo trabalharam a autonomia dos alunos em suas escolhas, o fortalecimento das relações interpessoais, o reconhecimento de novas aptidões e descobertas de novas parcerias entre as crianças do G5!”, comenta a professora Janaína Peresan.

O processo

O projeto teve início nas aulas semanais de Expressão Corporal, com a descoberta de quem do grupo já tinha ido ao Circo. Em uma roda de conversa, as crianças puderam trocar suas lembranças como espectadores e listaram  referências de desenhos, histórias de gibis e filmes que abordavam o universo circense. Bailarina, equilibrista, mágico, trapezista, acrobata, perna de pau, apresentador… dentre todos estes personagens do circo, o palhaço foi o mais lembrado pelas crianças! De maneira lúdica, foram apresentadas propostas, brincadeiras e atividades inspiradas em cada um desses artistas circenses.

Saída pedagógica para o Circo Spacial

A ida ao Circo Spacial foi divertida desde a hora em que embarcaram no ônibus!  Durante o trajeto, as crianças já demonstraram muita expectativa e ansiedade, com perguntas clássicas, como: “Tá chegando?”; “Vai demorar?”. Durante o espetáculo, as crianças  compartilharam as emoções que cada cena trazia.

Quando voltaram, o assunto ainda repercutiu e as professoras fizeram perguntas para instigar percepções de gestualidade mais específicas: “Como o artista agradece o público?”, “Como era a expressão facial?”, “A movimentação corporal era grande ou pequeno?”.

A partir desta conversa, foi sugerido que as crianças do grupo escolhessem parceiros e as cenas que desejavam reproduzir, criar ou recriar. Com autonomia, os alunos das turmas do Grupo 5 fizeram suas escolhas e iniciaram os ensaios para o grande espetáculo!

O trabalho desenvolvido no projeto “O Pequeno Grande Circo” foi intenso e criativo, demonstrando toda a potência da metodologia de projetos e destacando o envolvimento dos alunos nas aulas de Expressão Corporal.

O processo resultou em uma apresentação que envolveu a plateia de colegas e professores, na última semana, na Unidade Girassol “O dia da apresentação foi muito divertido! As crianças estavam envolvidas e felizes por compartilharem suas criações!”, conclui a professora Janaína.

“Auxiliamos as crianças durante a montagem dos figurinos, pintamos os rostos, trocamos de roupa, preparamos o cenário na quadra e também nos montamos com figurino e maquiagem para a apresentação do espetáculo – ou show, como alguns deles falavam. Os olhares eram de admiração e euforia. Eles estavam radiantes, sorriam e compartilhavam com os colegas aquela alegria. Percebo que as conexões estabelecidas durante o processo de criação foram muito importante para as crianças, facilitando a comunicação entre eles, fortalecendo a troca e possibilitando o conhecimento de habilidades que conseguirão desenvolver ao longo de suas vidas”, encerra Jacqueline Carvalho.