A chegada do Ensino Fundamental II

Em consonância com o cuidado que temos com os alunos na passagem do entre os ciclos do Ensino Fundamental, entendemos que essa transição para as crianças que estão mudando de escola pode ser desafiadora e, por isso, também precisa ser cuidada com um olhar atento.

Pensando nisso, no final do ano passado, os ingressantes do 6º ano 2020 e suas famílias foram acolhidos para um café da manhã com atividades e integração. Para ajudar nessa importante tarefa, os alunos que estarão no 7º ano, puderam apresentar os espaços do Colégio e compartilhar memórias e experiências.

No dia 27 de janeiro de 2020, os novos alunos do Ensino Fundamental II, ingressaram em um novo ciclo. Durante a trajetória escolar dos alunos, são muitas as mudanças, conquistas e desafios. Os momentos de mudança de ciclo marcam esta trajetória com o fim de um período da da escolaridade – e da vida – e a entrada em outro, mais complexo.

A chegada no Ensino Fundamental II é uma das mudanças mais desafiadoras deste trajeto, pois é definida pela convocação à um cotidiano escolar muito mais autônomo e autorregulado, além de marcar a chegada da adolescência.

Nesta importante nova fase para os alunos do Oswald, foram muitas as ações de recepção, adaptação e integração do novo 6º ano na Unidade Cerro Corá: Coordenador de 6º, 7º e 8° ano de Ensino Fundamental II, Fernando Pimentel e a assistente de coordenação, Gabriela Ikeda  acompanharam de perto a chegada dos alunos no primeiro dia de aula, ajudando-os a organizar suas rotinas, materiais, armários e estabelecendo novos combinados e regras para a convivência cotidiana.

“A chegada dos alunos do 6º têm sido bem positiva. Nos primeiros dias, podemos ver a turma se apropriando das novidades do Fundamental II, podemos ver, inclusive, muitos frutos das atividades de preparação para a passagem, realizadas ao longo do ano passado, nestes dias – alunos animados, se apropriando do espaço e da organização da nova unidade, reconhecendo aquilo que fora adiantado”, conclui, Fernando Pimentel.

Novas parcerias vêm se formando entre os alunos que já eram do Oswald e os novos. Com isso, os investimentos de formação de grupo são potencializados – e o acompanhamento próximo e contínuo vai sinalizando os focos de ações mais individualizadas.

Ao longo deste primeiro mês de aulas, os alunos do 6º ano se adaptaram na nova rotina e responsabilidades, sendo convidados a assumir uma postura mais autônoma no convívio escolar. Para isso, os coordenadores desta série, além de toda a equipe pedagógica, acompanham individualmente cada aluno, suas relações com colegas e possíveis dificuldades, para criar um ambiente acolhedor e desafiador aos novos estudantes do Ensino Fundamental II. Sejam bem-vindos!