Vamos brincar de faz de conta?

Por: Marielle Braz Valeriano

Em nossa escola, convidamos as crianças para brincarem de faz de conta com cenários montados de modo atraente, com brinquedos e materiais não estruturados. O próprio espaço convida as crianças a brincarem e a se engajarem de modo relativamente autônomo nas brincadeiras, de forma que podemos observar e interagir com cada criança com tranquilidade nesse momento. Nossa mediação, nessas ocasiões, é muito importante para aproximar as crianças, ampliar o repertório de brincadeiras, e trazer a cultura nessas propostas, nos cenários montados e em nossas ações, alimentando o jogo simbólico. Nessas brincadeiras de faz de conta, elas recorrem às suas vivências e reproduzem diferentes ações que observam em seu cotidiano, como: passar os dedos nas teclas do computador como se estivessem digitando, enrolar uma boneca em um tecido e oferecer-lhe uma mamadeira com muito cuidado, transformar uma caixa de papelão em uma caverna para colocar alguns animais, dando novos significados a objetos do dia a dia.

Como fazemos isso no período de afastamento?

Em nossos vídeos, realizamos diferentes propostas de jogo simbólico. O cenário também está presente e, além dos brinquedos convencionais, utilizamos materiais não estruturados que as crianças podem ter em casa, como caixas que se transformam em mesas ou barcos. Montamos o cenário em nossas casas e convidamos as famílias a montarem um cenário semelhante com seus filhos em casa. No decorrer das brincadeiras, oferecemo-nos como modelo de ação, fazendo gestos apropriados à cena, e vamos relatando o que estamos fazendo para construir uma narrativa para o jogo simbólico. O tempo todo fazemos perguntas sobre as possíveis ações das crianças, que estão do outro lado da tela, a fim de envolvê-las na brincadeira e tornar o vídeo mais interativo.

Em nossos encontros virtuais, que acontecem semanalmente, essas propostas também estão presentes. Já fizemos brincadeiras em que cuidamos das bonecas e brincamos de comidinha com  massinha.  Esses são momentos de muitas trocas para as crianças, tanto conosco quanto com o grupo. A regularidade das propostas tem feito com que, mesmo pela tela, as crianças percebam uma oportunidade de participar de uma brincadeira com as professoras e com os amigos. Elas têm a oportunidade de contar o que estão fazendo, mostrar os brinquedos que usam, dar ideias para complementar as brincadeiras e viver, de uma nova maneira, situações que aconteciam em nosso dia a dia na escola, além de manter o vínculo conosco e seus colegas.