Processo de bolsas étnico-raciais para 2022

Durante o mês de novembro, o Colégio tem preparado ações importantes que reafirmam o nosso compromisso com as relações étnico-raciais e o processo antirracista que vem sendo conduzido, desde 2019, de forma cada vez mais intensa no dia a dia da nossa instituição. Hoje, queremos chamar a atenção para medidas significativas que teremos durante o Novembro Negro: lançamento das bolsas 2022 para alunos negros e indígenas e aplicação do Censo, com participação de alunos, famílias, professores e funcionários administrativos. Pedimos a todos que salvem a data em suas agendas e contribuam com as respostas para que, a partir dos dados coletados, seja possível o avanço das nossas ações sistêmicas de combate ao racismo. 

Censo
24 de novembro, quarta-feira.
Obs: para estudantes, professores e funcionários administrativos, o questionário será aplicado pela manhã, a partir das 07h35. Para as famílias, enviaremos comunicado específico com o link de acesso ao formulário do Censo. 

Vagas para 2022

Serão oferecidas 10 vagas, divididas entre os seguintes anos:

Educação Infantil: 

  • G3 – 2 vagas 
  • G5 – 2 vagas

Ensino Fundamental:

  • 1º ano – 2 vagas 
  • 6º ano – 2 vagas 

Ensino Médio:

  • 1ª série – 2 vagas

CRONOGRAMA 

Datas  Ações
09 a 25/11  Inscrição por telefone, solicitando formulário e edital para concorrer às vagas. Agendamento da entrevista com o assistente social.
25/11 a 02/12  Período das entrevistas e avaliação com assistente social.
06 a 10/12  Divulgação pela secretaria escolar dos candidatos selecionados.
13 a 17/12 Matrícula e entrega do contrato assinado pelo responsável.

A bolsa de estudo refere-se à anuidade escolar do período letivo de 2022 e será reavaliada anualmente, sendo intransferível e sem caráter cumulativo. Exclusivamente para os(as) alunos(as) com bolsa de estudo de 100%, poderão ser concedidos outros benefícios, sempre que extremamente necessário e comprovado pelo parecer do assistente social, com o objetivo de favorecer o acesso, a permanência e a aprendizagem do(a) estudante na instituição de ensino. O total de bolsas de estudo concedidas para o projeto de  reeducação das relações étnico-raciais visando o ano de 2022 será de até 10 bolsas gratuitas.

PROCESSO DE SELEÇÃO 

A seleção de bolsistas se dará por avaliação do departamento de bolsas do Colégio Oswald e avaliação do assistente social contratado pelo colégio e legislação aplicável, sem qualquer forma de discriminação, segregação ou diferenciação, com prioridade para indígenas e negros. 

Para concorrer à bolsa de estudo, o(a) responsável pelo(a) aluno(a) deverá:

  1. Retirar na recepção da Unidade Cerro Corá o formulário de solicitação de bolsa – ou receber de modo eletrônico -, assim como a lista de documentos necessários;
  2. Entregar o formulário preenchido corretamente, juntamente com documentos comprobatórios necessários, nos prazos especificados no cronograma acima. 
  3. Responder à entrevista com assistente social no dia de entrega dos documentos e formulário preenchido.

 O(a) requerente deverá observar e comprovar que a renda bruta total suporte os respectivos gastos do grupo familiar, sendo condizente com o padrão de vida e de consumo.

O assistente social poderá solicitar documentos complementares e realizar visitas domiciliares sempre que achar necessário. Será garantido o completo sigilo do que for registrado.

Havendo empate dos candidatos no que se refere à avaliação realizada pelo assistente social, os critérios de desempate serão os seguintes:

  •   Maior necessidade financeira do(a) candidato(a);
  •   Proximidade da escola com a residência.

ETAPAS E PRAZOS 

Documentos exigidos – o processo de seleção de bolsistas dará início com a entrega de todos os documentos em envelope fechado no dia da entrevista com o assistente social. A falta de qualquer documento impedirá o início desse processo. Somente o assistente social terá acesso a estes documentos, garantindo sigilo das informações.

Protocolo do requerente – no ato de entrega de todos os documentos – e entrevista com assistente social – um número de protocolo será gerado para identificação do estudante. 

Inscrições para entrevista com assistente social – a família deverá realizar o agendamento do atendimento com o assistente social pelo telefone (11) 3024-2644 (Unidade Cerro Corá), conforme as informações do cronograma acima.

Resultados da seleção à bolsa – os resultados serão divulgados pela secretaria da escola na data estipulada no cronograma acima.

Matrículas e Assinatura do Termo de Concessão da Bolsa de Estudos – os(as) candidatos(as) aprovados(as) deverão procurar a Secretaria de cada unidade para realização das matrículas, no prazo especificado no cronograma acima. A efetivação de matrícula se dará quando da formalização da concessão da bolsa de estudo, com a assinatura de documento de prestação de serviços. Neste ato, poderão ser solicitados outros documentos pela instituição de ensino. 

5 2 votes
Article Rating