Conheça o Novo Ensino Médio do Oswald!

Com longa tradição inovadora, o Ensino Médio do Colégio Oswald sempre teve como um de seus pilares um currículo diversificado e flexível que desse conta de uma formação acadêmica ampla e que, ao mesmo tempo, permitisse que seus alunos construíssem caminhos singulares e autorais, por meio das escolhas de área e disciplinas de interesse.

Em 2022, a Reforma do Novo Ensino Médio nos permitiu aprimorar o que já tínhamos e ampliar a parte flexível de nosso currículo. Hoje, temos uma matriz curricular organizada em quatro estruturas interligadas. São elas:

Formação Geral Básica (FGB) – parte do currículo que dá conta dos conteúdos, habilidades e competências ligadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); reúne os componentes regulares anteriormente denominados como disciplinas (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Economia, Educação Física e Artes).

Projeto de Vida – componente curricular inserido no Novo Ensino Médio, de responsabilidade das Coordenações Pedagógicas das séries e que tem como grande objetivo auxiliar os estudantes na construção de um projeto pessoal a ser alcançado após a finalização do ensino básico, levando em consideração sua trajetória escolar e as escolhas que foram sendo feitas ao longo dela.

Unidades Curriculares da Trilha Oswald (UCTOs) – conjuntos de componentes curriculares que, em interdisciplinaridade, permitem e dão continuidade à realização de projetos diferenciados de cada série. “Vidas Reinventadas” (1ª série EM), “Projeto Derivas” (2ª série EM) e “Projeto de Encerramento” (3ª série EM) são exemplos de trabalhos que estruturam as UCTOs e marcam a experiência do estudante oswaldiano, pois só acontecem aqui em nosso Colégio.

Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) – conjuntos de componentes curriculares que trabalham de forma integrada e interdisciplinar. Sempre capitaneadas por uma área de conhecimento, visam o aprofundamento e a ampliação do repertório de aprendizagens. Ao longo do ano escolar, o estudante oswaldiano tem a oportunidade de cursar duas UCAs escolhidas entre as opções ofertadas, que foram planejadas e construídas a partir dos interesses dos próprios alunos e alunas.

Ao final do Ensino Médio, o estudante oswaldiano terá cursado 3.720 horas, distribuídas de forma a ter experiências coletivas e partilhadas (base comum – FGB), experiências individualizadas baseadas em escolhas (UCTO e UCA) e experiências de autoconhecimento e projeção sobre o futuro (Projeto de Vida).