3º Fórum OEP de Práticas Educativas
Profissionais dos colégios Oswald de Andrade, Elvira Brandão e Piaget participaram do encontro que busca intensificar as ações colaborativas e capacitar as equipes para os desafios contemporâneos
Na manhã do sábado, dia 02 de setembro, aconteceu a terceira edição do Fórum OEP de Práticas Educativas. Dessa vez, o tema escolhido foi “Escola: lugar de aprender juntos – O conflito como possibilidade de uma aprendizagem coletiva”. O encontro foi realizado de forma online e contou com a participação de gestores, professores e profissionais administrativos dos colégios Oswald de Andrade, Elvira Brandão e Piaget – que compõem o Instituto OEP –, além de escolas parceiras.
A abertura do encontro contou com a participação da psicanalista Ilana Katz, que falou para um grupo de mais de 200 pessoas sobre o que tem acontecido com as escolas e famílias nesses últimos tempos. Para ela, o funcionamento agora é o do confronto, que é bastante específico, com demandas marcadas pela dimensão do negócio. “Ainda que a instituição escolar seja privada, para ser escola, ela precisa se sustentar como o que ela é: uma concessão pública, voltada para o interesse público. Não importa se ela é privada ou pública. Ela está – e deve ser – voltada para o interesse público. Se a escola perder esse caráter, o que fica em questão é a sua tarefa principal, que é a sua condição de agência civilizatória, de construção de legalidade”, comentou. CLIQUE AQUI E ASSISTA.
A psicanalista ainda aborda as diversas formas de produzir e de gerir laços, fazer conexões e habitar o espaço comum da nossa organização social. O constante questionamento da institucionalidade da escola aparece de várias formas. “A questão de uma forma que desconsidera os funcionamentos para a coletividade. Uma organização orientada para funcionar em coletividade”, completa.
Em seguida, contamos com a apresentação de 44 trabalhos com temas diversos, divididos em 15 sessões, o que proporcionou ainda mais trocas entre todos os participantes.
Para Andréa Andreucci, diretora-geral do Colégio Oswald, a necessidade dos conflitos não pode virar confrontos. “Que eles [os conflitos] sejam estratégias para a solução de problemas. Em uma democracia, a convivência, por vezes, é conflituosa, mas não precisa ser um lugar de confronto. A premissa da convivência, da coletividade, é fundamental para a educação.”, explica.
Caroline Genero, diretora do Colégio Elvira Brandão, comenta a relação escola-família no dia a dia e a importância de oferecer o pertencimento das famílias. “Cada vez mais a gente precisa refinar essa parceria, a fim de que estejamos certos de que estamos ali com o mesmo objetivo, que é promover o desenvolvimento dos estudantes, com bem-estar atrelado”.
“Trazer a comunidade para essa reflexão – não só família, mas também os colaboradores – para que possamos entender esse turbilhão que temos vivido. Para mim, a fala da Ilana Katz representa o que é o dia a dia da escola”, relata Silvana Franco, diretora do Colégio Piaget. “A família deve estar e participar com a escola. E a escola, por sua vez, deve oferecer caminhos para que a família possa entender o que estamos vivendo, trabalhando e dividindo com eles”, explica.
Por fim, o diretor-executivo do Instituto OEP, Claudio Giardino, ressalta a importância dos encontros e da troca de experiências entre os colégios do grupo. “A proposta do Instituto é que haja, de forma sistêmica, a valorização das trocas e dos saberes com nossos pares. Temos convicção de que esse compartilhamento melhora o trabalho no dia a dia, o que reflete na qualidade do ensino em sala de aula”.
Sobre o Grupo OEP
O Grupo OEP é formado pelas escolas Oswald de Andrade, Elvira Brandão e Piaget. Atualmente, possui mais de 2600 estudantes. A partir do segundo semestre deste ano, passou a contar com a parceria do Colégio Social Crescer Sempre, localizado na comunidade de Paraisópolis (bairro do Morumbi), que atua na formação de mais de 600 crianças e adolescentes. O Grupo OEP tem como principal objetivo aprimorar a qualidade das escolas, fortalecendo seus projetos políticos pedagógicos, assim como seus pilares e valores.
Saiba mais: http://institutooep.com.br/