Pesquisar de forma autônoma e ser capaz de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas são alguns dos principais investimentos deste momento da escolaridade.
As atividades permanentes e ocasionais, as sequências didáticas e os projetos – muitos deles organizados a partir de uma abordagem multidisciplinar – visam proporcionar situações didáticas potentes.
O projeto é uma forma de organizar as diversas experiências das crianças em torno de uma questão comum ao grupo, de modo interdisciplinar, e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.
Mostra Cultural, Festa Junina, Mês Literário e demais eventos realizados na escola são contextos de compartilhamento dos conhecimentos produzidos entre os diferentes membros da comunidade educativa.
Projetos interseriados e multidisciplinares
Aprender a perguntar, investigar, argumentar sobre a relevância de um tema, projetar, confrontar saberes, compartilhar ideias, construir objetos e comunicar as descobertas: estes são alguns dos objetivos da REDE.
Semanalmente, as crianças vivenciam situações de aprendizagem multidisciplinares, que organizam o tempo escolar de forma diversa, proporcionando a troca de diferentes saberes entre estudantes com idades e experiências variadas. Destes grupos de pesquisa participam diversos educadores da escola, que planejam as atividades de forma colaborativa, sejam eles professores de classe, auxiliares, especialistas, outros educadores da escola ou, eventualmente, convidados.
Centro de Leitura, Informação e Pesquisa
Como formar leitores autônomos e interessados? Leitura, informação, pesquisa – e muito afeto e criatividade.
Neste espaço de biblioteca – que é também um espaço cênico e multimídia – estão livros que aguçam sensibilidades, que estimulam a curiosidade de quem quer sempre entender mais e pesquisar o mundo, o outro e a si mesmo. Um acervo voltado para literatura infantil, juvenil, com informativos em português e inglês, prezando sempre pela bibliodiversidade.
Frequentar o CLIP oferece aos nossos estudantes múltiplas possibilidades de ampliação de repertório e interação, colaborando para que se constituam como sujeitos, leitores e pesquisadores críticos e sensíveis.
Espaço de Investigação
O Espaço de Investigação é um ambiente cujo foco de trabalho é a pesquisa a partir do desenvolvimento de práticas científicas. A formação para a cidadania plena passa também pela educação científica das crianças e jovens, visando criar condições para o desenvolvimento de sujeitos capazes de refletir com base em evidências, argumentar e tomar decisões responsáveis com relação a temas que tangem as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Por meio desta perspectiva, os estudantes são convidados a elaborar perguntas, analisar e produzir modelos explicativos, construir hipóteses a partir de problemas propostos, realizar testes e efetuar análises de resultados utilizando argumentação e pesquisas em diversas fontes.
julho 2025 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
||
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|