Somos uma instituição que aprende, e de forma colaborativa.

A abertura a mudanças e a ousadia para buscar novos caminhos, novas práticas e metodologias, mesmo quando não há certezas estabelecidas, são características que marcam nossa escola desde sua fundação, há 45 anos.

Alunos do Colégio Oswald de Andrade

Isso é expresso em nosso cotidiano, em incentivos à participação dos alunos e no compartilhamento e troca entre todos os agentes da escola.
No Oswald, as pessoas trabalham e estudam interagindo umas com as outras.

Estamos abertos a questionar nossas próprias crenças porque reconhecemos a diversidade dos pontos de vista e o valor da inovação. Fazemos uma gestão institucional coerente com os nossos propósitos formativos.

Somos uma instituição que aprende,
e de forma colaborativa.

A abertura a mudanças e a ousadia para buscar novos caminhos, novas práticas e metodologias, mesmo quando não há certezas estabelecidas, são características que marcam nossa escola desde sua fundação, há 45 anos.

Alunos do Colégio Oswald de Andrade

Isso é expresso em nosso cotidiano, em incentivos à participação dos alunos e no compartilhamento e troca entre todos os agentes da escola.
No Oswald, as pessoas trabalham e estudam interagindo umas com as outras.

Estamos abertos a questionar nossas próprias crenças porque reconhecemos a diversidade dos pontos de vista e o valor da inovação. Fazemos uma gestão institucional coerente com os nossos propósitos formativos.

oswald-quemsomos-img-topo-direita

Não somos Oswald de Andrade por acaso.

Não somos Oswald de Andrade por acaso.

O grande modernista que dá nome à nossa escola foi um iconoclasta que cultuava o legado científico, artístico e cultural da humanidade, ainda que jogando sobre esses conhecimentos o seu olhar sempre crítico e irônico.

O aluno do Oswald bebe dessa fonte vital e transformadora. Cresce declamando poesia, fazendo teatro, aprendendo música, compondo, escrevendo, criando, vivenciando ciência, entendendo história, desenvolvendo o raciocínio lógico.

É um cidadão do mundo. Livre, ativo, crítico, consciente.

Recusamos, por isso, qualquer movimento de doutrinação. Não queremos formar fiéis ou membros passivos de uma coletividade qualquer.
O desafio será sempre abrir, nunca fechar.

O desafio é   hoje, e será no futuro discutir as principais correntes filosóficas, políticas e culturais construídas pelo homem, deixando ao aluno as ferramentas conceituais para que desenhe as próprias respostas, fazendo com que suas realizações possam transformar e melhorar o mundo em que vivemos!

O grande modernista que dá nome à nossa escola foi um iconoclasta que cultuava o legado científico, artístico e cultural da humanidade, ainda que jogando sobre esses conhecimentos o seu olhar sempre crítico e irônico.

O aluno do Oswald bebe dessa fonte vital e transformadora. Cresce declamando poesia, fazendo teatro, aprendendo música, compondo, escrevendo, criando, vivenciando ciência, entendendo história, desenvolvendo o raciocínio lógico.

É um cidadão do mundo. Livre, ativo, crítico, consciente.

Recusamos, por isso, qualquer movimento de doutrinação. Não queremos formar fiéis ou membros passivos de uma coletividade qualquer.
O desafio será sempre abrir, nunca fechar.

O desafio é hoje, e será no futuro discutir as principais correntes filosóficas, políticas e culturais construídas pelo homem, deixando ao aluno as ferramentas conceituais para que desenhe as próprias respostas, fazendo com que suas realizações possam transformar e melhorar o mundo em que vivemos!

Nosso Propósito

Formar pessoas autônomas, que tenham as competências necessárias para alcançar sua realização pessoal e profissional por meio de uma atuação ética, crítica e colaborativa, que respeitem as diversidades e possam contribuir para transformar e melhorar o mundo.

Nosso Propósito

Formar pessoas autônomas, que tenham as competências necessárias para alcançar sua realização pessoal e profissional por meio de uma atuação ética, crítica e colaborativa, que respeitem as diversidades e possam contribuir para transformar e melhorar o mundo.

Colégio Oswald de Andrade Quem Somos
Colégio Oswald de Andrade Quem Somos
Agende uma visita!

Nossos Pilares

Nossos Pilares

investigacao-imagem
INVESTIGAÇÃO
processo e criatividade

O ato de investigar faz parte do dia a dia de todos os alunos e educadores. Acreditamos que a investigação é um dos principais processos para a construção do conhecimento humano. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos pesquisam temas diversos que se relacionam com suas experiências de vida, sendo eles curriculares ou de interesse do grupo, e desenvolvem trabalhos autorais, resultantes de suas investigações, que são compartilhados com a comunidade. A essas experiências investigativas damos o nome de Projetos.

Os projetos investigativos possuem temas multidisciplinares e estimulam a curiosidade e a criatividade, desde a formulação da questão até a escolha do modo como o projeto será apresentado. No Oswald, as perguntas são tão valiosas quanto as respostas e nossos educadores criam situações para que os alunos elaborem suas próprias questões.

A partir de nossos projetos, os alunos aprendem a pesquisar, valorizar e relacionar-se com o legado científico e cultural da humanidade. Nesse processo de aprendizagem, confrontam ideias, reúnem referências. Formulam e testam hipóteses, elaboram conceitos, desenvolvem raciocínios. Aprendem de maneira crítica a resolver problemas e conflitos, a propor soluções, a planejar suas ações e a trabalhar em grupo.

investigacao-imagem
INVESTIGAÇÃO
processo e criatividade

O ato de investigar faz parte do dia a dia de todos os alunos e educadores. Acreditamos que a investigação é um dos principais processos para a construção do conhecimento humano. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos pesquisam temas diversos que se relacionam com suas experiências de vida, sendo eles curriculares ou de interesse do grupo, e desenvolvem trabalhos autorais, resultantes de suas investigações, que são compartilhados com a comunidade. A essas experiências investigativas damos o nome de Projetos.

Os projetos investigativos possuem temas multidisciplinares e estimulam a curiosidade e a criatividade, desde a formulação da questão até a escolha do modo como o projeto será apresentado. No Oswald, as perguntas são tão valiosas quanto as respostas e nossos educadores criam situações para que os alunos elaborem suas próprias questões.

A partir de nossos projetos, os alunos aprendem a pesquisar, valorizar e relacionar-se com o legado científico e cultural da humanidade. Nesse processo de aprendizagem, confrontam ideias, reúnem referências. Formulam e testam hipóteses, elaboram conceitos, desenvolvem raciocínios. Aprendem de maneira crítica a resolver problemas e conflitos, a propor soluções, a planejar suas ações e a trabalhar em grupo.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Colaboração
COLABORAÇÃO

Nossos alunos são autores de sua própria história. Uma história que não se faz isoladamente, mas em grupo, por meio do acolhimento, da colaboração e do diálogo. É por esse motivo que os trabalhos em grupo são propostos e é a partir desta estratégia que desenvolvemos uma importante habilidade social: a colaboração.

Acreditamos que é por meio da troca de saberes e pontos de vista que cada um se desenvolve mais plenamente na relação com o outro, aprimorando a escuta generosa e ativa, além do respeito às opiniões contrárias, o que potencializa a construção do conhecimento.

A colaboração possibilita a aprendizagem da empatia, que leva o aluno a olhar para o outro e a ter interesse pelo mundo que o cerca. No Oswald, estimulamos o diálogo, o questionamento e o debate, pois levam ao desenvolvimento do pensamento crítico, formando jovens que terminam a escolaridade com o desejo de transformar e melhorar o mundo.

COLABORAÇÃO

Nossos alunos são autores de sua própria história. Uma história que não se faz isoladamente, mas em grupo, por meio do acolhimento, da colaboração e do diálogo. É por esse motivo que os trabalhos em grupo são propostos e é a partir desta estratégia que desenvolvemos uma importante habilidade social: a colaboração.

Acreditamos que é por meio da troca de saberes e pontos de vista que cada um se desenvolve mais plenamente na relação com o outro, aprimorando a escuta generosa e ativa, além do respeito às opiniões contrárias, o que potencializa a construção do conhecimento.

A colaboração possibilita a aprendizagem da empatia, que leva o aluno a olhar para o outro e a ter interesse pelo mundo que o cerca. No Oswald, estimulamos o diálogo, o questionamento e o debate, pois levam ao desenvolvimento do pensamento crítico, formando jovens que terminam a escolaridade com o desejo de transformar e melhorar o mundo.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Colaboração
Colégio Oswald de Andrade Pilar Autonomia
AUTONOMIA E
RESPONSABILIDADE

A possibilidade de ter uma ação autônoma na vida está diretamente ligada a uma maturação da percepção de si, de suas potencialidades e desafios, de sua liberdade e responsabilidade frente ao mundo, assim como do alcance de suas ações. A autonomia é uma aprendizagem para a vida. Promovemos situações que permitem ao aluno o desenvolvimento da reflexão e a realização de escolhas responsáveis.

Para atingir a autonomia, os alunos precisam desenvolver o autoconhecimento, por meio da cultura de reflexão sobre suas ações, sobre o estudo e sobre a própria aprendizagem, exercitando a metacognição. Incentivamos a leitura e os estudos para que os alunos tenham argumentações embasadas e defendam suas opiniões. Para isso, realizamos reuniões e assembleias de classe, valorizando o debate e os princípios democráticos, e incentivamos o Grêmio Estudantil como uma forma de desenvolvermos a cidadania e a responsabilidade coletiva.

Dessa forma, no Colégio Oswald, entendemos que a atuação autônoma na vida em sociedade depende de investimentos intencionais e planejados, para que possamos formar cidadãos cada vez mais responsáveis por suas ações e escolhas, cumprindo seus deveres e exercendo seus direitos.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Autonomia
AUTONOMIA
E RESPONSABILIDADE

A possibilidade de ter uma ação autônoma na vida está diretamente ligada a uma maturação da percepção de si, de suas potencialidades e desafios, de sua liberdade e responsabilidade frente ao mundo, assim como do alcance de suas ações. A autonomia é uma aprendizagem para a vida. Promovemos situações que permitem ao aluno o desenvolvimento da reflexão e a realização de escolhas responsáveis.

Para atingir a autonomia, os alunos precisam desenvolver o autoconhecimento, por meio da cultura de reflexão sobre suas ações, sobre o estudo e sobre a própria aprendizagem, exercitando a metacognição. Incentivamos a leitura e os estudos para que os alunos tenham argumentações embasadas e defendam suas opiniões. Para isso, realizamos reuniões e assembleias de classe, valorizando o debate e os princípios democráticos, e incentivamos o Grêmio Estudantil como uma forma de desenvolvermos a cidadania e a responsabilidade coletiva.

Dessa forma, no Colégio Oswald, entendemos que a atuação autônoma na vida em sociedade depende de investimentos intencionais e planejados, para que possamos formar cidadãos cada vez mais responsáveis por suas ações e escolhas, cumprindo seus deveres e exercendo seus direitos.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Diversidade
DIVERSIDADE

O trabalho orientado pelo princípio da diversidade em nosso colégio é compreendido não apenas como reconhecimento das diferenças, mas principalmente com o exercício de pensá-las em contexto social. Esse exercício nos conduz a refletir sobre o diverso, a diferença e a forma como nos relacionamos com elas, para que a comunidade oswaldiana possa – no reconhecimento das diferenças e, por vezes, na desigualdade produzida pela forma hierarquizada com a qual lidamos com elas – dialogar e, em especial, se posicionar.

Esse exercício é de dentro para fora e de fora para dentro. Estabelecemos o compromisso de que as nossas crianças, adolescentes e suas famílias possam, a partir da nossa prática pedagógica, pensar sobre suas identidades sociais (raça, gênero, classe, orientação sexual, religiosidade, entre outras). Identidades estas que não são fixas ou genéricas, mas, sim, dinâmicas e (re)formuladas no exercício dialético de contrapor-se em relação a si e aos outros na dinâmica complexa da nossa sociedade.

É parte da identidade do nosso colégio o respeito aos diferentes modos de estar no mundo. Não para “celebrar” a diferença, mas para pensar e problematizar a diferença, colocando os diferentes sujeitos em diálogo democrático, bem como seus universos culturais e conflitos.

Ao valorizarmos o diálogo plural e intercultural, também atuamos a fim de que nossos alunos e alunas desenvolvam suas diferentes habilidades cognitivas, emocionais, sociais e políticas, com vista a que sua formação possa dar-lhes condições para a construção de um futuro melhor e promissor, não só em uma escala individual, mas sobretudo entendendo-se como parte do todo social.

Nossas ações pedagógicas têm compromisso com metodologias e estratégias ativas de participação que permitem sempre a escuta atenta de nossos alunos e alunas, sem censura, para que possam falar, debater e pensar sobre a diversidade, além de compreender o duplo lugar desse debate que atravessa a todos e todas: o de sujeito individual e o de sujeito coletivo.

Desse modo, visamos contribuir na formação da identidade de nossos alunos e alunas, para que sejam autores de sua própria história e cidadãos que atuam local e globalmente, lidando de forma crítica com a diversidade humana em suas diferentes formas de ser e de se expressar.

DIVERSIDADE

O trabalho orientado pelo princípio da diversidade em nosso colégio é compreendido não apenas como reconhecimento das diferenças, mas principalmente com o exercício de pensá-las em contexto social. Esse exercício nos conduz a refletir sobre o diverso, a diferença e a forma como nos relacionamos com elas, para que a comunidade oswaldiana possa – no reconhecimento das diferenças e, por vezes, na desigualdade produzida pela forma hierarquizada com a qual lidamos com elas – dialogar e, em especial, se posicionar.

Esse exercício é de dentro para fora e de fora para dentro. Estabelecemos o compromisso de que as nossas crianças, adolescentes e suas famílias possam, a partir da nossa prática pedagógica, pensar sobre suas identidades sociais (raça, gênero, classe, orientação sexual, religiosidade, entre outras). Identidades estas que não são fixas ou genéricas, mas, sim, dinâmicas e (re)formuladas no exercício dialético de contrapor-se em relação a si e aos outros na dinâmica complexa da nossa sociedade.

É parte da identidade do nosso colégio o respeito aos diferentes modos de estar no mundo. Não para “celebrar” a diferença, mas para pensar e problematizar a diferença, colocando os diferentes sujeitos em diálogo democrático, bem como seus universos culturais e conflitos.

Ao valorizarmos o diálogo plural e intercultural, também atuamos a fim de que nossos alunos e alunas desenvolvam suas diferentes habilidades cognitivas, emocionais, sociais e políticas, com vista a que sua formação possa dar-lhes condições para a construção de um futuro melhor e promissor, não só em uma escala individual, mas sobretudo entendendo-se como parte do todo social.

Nossas ações pedagógicas têm compromisso com metodologias e estratégias ativas de participação que permitem sempre a escuta atenta de nossos alunos e alunas, sem censura, para que possam falar, debater e pensar sobre a diversidade, além de compreender o duplo lugar desse debate que atravessa a todos e todas: o de sujeito individual e o de sujeito coletivo.

Desse modo, visamos contribuir na formação da identidade de nossos alunos e alunas, para que sejam autores de sua própria história e cidadãos que atuam local e globalmente, lidando de forma crítica com a diversidade humana em suas diferentes formas de ser e de se expressar.

Colégio Oswald de Andrade Pilar Diversidade

Oswald Social

Desde 2015, o Oswald Sustentável organiza ações de sustentabilidade para diminuir o impacto ambiental de nossa escola. Em ações que vão desde extinguir o uso de descartáveis no cotidiano escolar a participar de campanhas da ONU Meio Ambiente, o Oswald busca promover consciência ambiental em nossa comunidade.

Projeto Político Pedagógico (versão 2018) – baixe aqui
Regimento Escolar – baixe aqui

Agende uma visita!
Agende uma visita!

NOSSAS UNIDADES

NOSSAS REDES SOCIAIS

       

NOSSAS REDES SOCIAIS