Vias Literárias

Exercitar o processo criativo para a escrita literária. Usar com sensibilidade os recursos expressivos da língua. Explorar os novos meios de veiculação da literatura e os temas contemporâneos, considerando o mundo digital e as editoras emergentes. Essas são algumas questões que podem surgir para o escritor que busca compor textos autorais e publicá-los.

Quais vias o escritor seleciona para criar e expressar sua autoria, ao compor? Que recursos estão em jogo na criação literária e na sua veiculação entre os leitores? Em 2018, a proposta foi colocar tais questões em evidência durante a Semana Literária, que aconteceu na última semana na Unidade Cerro Corá do Oswald, através de situações de aprendizagem diversificadas que convocaram nossos alunos a pensar sobre sua produção, a elaborar textos próprios e a vivenciar o lugar da autoria, posição que buscamos potencializar no currículo do colégio.

Tendo a escrita criativa e a produção autoral como eixos, a Semana Literária desse ano incluiu conversas com autores contemporâneos como Helena Zelic, Keka Reis, Alessandra Safra e Del Candeias. Os alunos puderam discutir as experiências pessoais e os processos criativos dos escritores. Oficina de fanzines, de criações de poemas em português e inglês, de recriações de capas e construção de objetos-livros também foram alguns dos momentos dessa Semana Literária no Fundamental II e Ensino Médio.

Com a aproximação do Concurso de Declamação neste sábado, 12 de maio, a Semana Literária foi mais uma oportunidade para aquecer a escrita e a leitura de poemas, ampliar a reflexão sobre as novas produções e incentivar os alunos a levarem seus textos de autoria a serem declamados.