Participe do Desafio Matemático!

Como uma instituição que aprende e ensina de forma colaborativa, o Oswald vai promover, no dia 17 de outubro, a primeira edição do Desafio Matemático Colaborativo!

Segundo a professora de Matemática e organizadora do desafio, Vania Luz, a ideia surgiu com a proposta de apresentar o colégio para a comunidade, mostrando que o Oswald não valoriza apenas produções artísticas e literárias, também promovendo ações voltadas às ciências exatas.

“A equipe de Matemática comprou muito rapidamente a ideia porque viu nela a possibilidade de arriscar coisas novas, voltadas ao trabalho de matemática na escola básica, de maneira geral”, explica Vania.

As inscrições estão abertas para estudantes, matriculados em qualquer instituição de ensino, que estejam cursando do 5º ano do Ensino Fundamental I à 2ª série do Ensino Médio.

O desafio irá testar o raciocínio lógico das equipes, formadas por três estudantes e divididas em quatro categorias, de acordo com seu nível de conhecimento.

A professora de Matemática explica que o teste terá 10 questões de múltipla escolha, seguida de uma questão aberta para cada categoria. “Alunos da 3ª série do Ensino Médio têm sido convidados para  prestar assistência aos grupos, apresentando e, se necessário, explicando pontos que evitem a paralisação das resoluções. Uma questão aberta não tem, necessariamente, resposta única nem procedimentos de resolução únicos. Acreditamos que é nas questões abertas que estará o nosso diferencial”, conclui Vania.

Diferentes escolas, o mesmo desafio

O 1º Desafio Matemático Colaborativo do Oswald vai acontecer simultaneamente na Unidade Cerro Corá e no Colégio Elvira Brandão, parceiro do Oswald em muitas ações. Para conectar os participantes do Desafio nas diferentes regiões de São Paulo, teremos uma transmissão ao vivo via Google Hangout, possibilitando que as equipes vejam a dimensão do evento!

Outras escolas, como o Colégio Piaget, Ítaca e Colégio Batista Brasileiro, também terão representantes. Estes estudantes se inscreveram voluntariamente e irão participar de nosso desafio colaborativo presencialmente, aproveitando para conhecer os espaços do Colégio Oswald e trocar experiências com colegas da mesma idade.

A coletividade está no cerne deste Desafio Matemático Colaborativo e, justamente por esta característica, o Oswald abre suas portas para interações com outras escolas e estudantes.

Desafio Matemático vai reconhecer destaques

Para promover ainda mais o desenvolvimento dos participantes, o Oswald vai premiar as equipes vencedoras com vale-presentes da Livraria da Vila e com ingressos para o Escape Hotel, onde a equipe poderá continuar trabalhando suas habilidades e raciocínio lógico.

O desafio será aplicado no dia 17 de outubro, às 14h00, na Unidade Cerro Corá, e as inscrições ficam abertas até o dia anterior. Para conferir o regulamento e fazer sua inscrição, acesse: http://conheca.colegiooswald.com.br/desafiomatematico