Festival de Jogos promove diversão e integração entre os alunos

Um dos eventos mais tradicionais do Colégio Oswald, o Festival de Jogos, realizado há 23 anos na Unidade Girassol, é tão importante na vida dos alunos do Ensino Fundamental I que, neste ano, as turmas do Ensino Fundamental II fizeram questão de promover o evento, de forma autoral, na Unidade Cerro Corá.

A ideia do evento surgiu para promover um grande encontro entre todos os integrantes da comunidade oswaldiana, em que todos pudessem participar e se divertir com as atividades, que envolvem esportes de quadra, jogos de mesa e brincadeiras.

Festival de Jogos

O Festival de Jogos foi idealizado pelos professores Patrício Casco e Jurandir Damasceno de Carvalho, com a proposta de valorizar a convivência, além de promover uma série de atividades esportivas e recreativas com os alunos.

A preparação para este momento acontece nas aulas de Educação Física, durante o mês que antecede os dois dias de atividades, em que as crianças têm a oportunidade de fazer novas amizades enquanto participam dos jogos e brincadeiras, que são realizadas em diversos espaços do colégio.

De acordo com o professor de Educação Física Patrício Casco, além de ser uma atividade já tradicional do Oswald, o Festival é certamente um momento muito aguardado por todos. “Começamos a promover o Festival de Jogos em 1995, e desde então ele vem se aperfeiçoando ao longo de todos esses anos. Trata-se de um espaço de encontro, onde as crianças podem fazer novas amizades, por isso se chama Festival”, explica Patrício.

Para Laura dos Santos Whyte, 11 anos, aluna do 5º ano, o evento é bom para fazer novas amizades. “Acho muito legal porque a gente se diverte e também pode conhecer novos amigos aqui no colégio. São dois dias de diversão e brincadeiras em que podemos usar a criatividade, e isso é muito legal”, garante a aluna.

Festival de Jogos na Unidade Cerro Corá

Neste ano, os alunos do Ensino Fundamental II da Unidade Cerro Corá realizaram, de forma quase independente, uma versão do Festival de Jogos, inspirados nas vivências proporcionadas pelo evento.

“Nossa inspiração veio da lembrança do Festival de Jogos que era organizado na Unidade Girassol. Lá, os professores que preparam praticamente tudo e um dos nossos principais desafios foi não ter a Coordenação ajudando. Mesmo com as essas dificuldades, a gente conseguiu fazer o festival acontecer e muitas pessoas vieram nos parabenizar, porque o evento foi um sucesso”, explica Luana Torres, aluna do 8º ano, que organizou tudo com as amigas Maria Clara Sirelli, Clara Visibelli e Maria Vitória de Medeiros.

Segundo Luana, durante o Festival, ela e a equipe organizadora contaram com a ajuda de alguns integrantes da 3ª série do Ensino Médio. E, apesar do desafio, ela garante que o Festival de Jogos de 2019 da Unidade Cerro está confirmado!