Conheça o projeto Oswald Sustentável

Nesta semana, em que se comemora o Dia Mundial da Água, destacamos as ações do projeto Oswald Sustentável, que desde 2013 vem atuando para transformar nossas práticas do cotidiano em ações ambientalmente sustentáveis.

Com coordenação do biólogo e professor de Ciências Nelson Antonio Calil Filho, o projeto é desenvolvido por meio de ações realizadas por um grupo de alunos e funcionários do colégio, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental de nossas atividades.

“Nosso grupo se reúne para pensar em ações sustentáveis, por exemplo, diminuir a produção de lixo, e para conscientizar sobre a importância de cuidar dos equipamentos escolares, evitando sua depredação”, explica Nelson.

Ações do Oswald Sustentável

Entre as ações implementadas pelo projeto Oswald Sustentável, podemos destacar a instalação de cisternas nas unidades Cerro Corá e Madalena, onde são captados mais de 40 mil litros de água por mês, que são utilizados para regar as plantas e para limpeza das áreas comuns.

Ainda no que se refere ao consumo de água, Nelson explica que, além do uso de água das cisternas, também foram instalados sensores para diminuir o gasto de água nas torneiras dos banheiros.

Outras ações do projeto consistem na manutenção de um minhocário para compostagem e decomposição de orgânicos e na distribuição de garrafas de água para todos os alunos matriculados.

“Desta forma, nós praticamente eliminamos o uso de copos descartáveis no colégio e, com isso, diminuímos o uso de água na produção desses materiais”, completa Calil.

O aluno Francisco Noventa

O projeto também é responsável pela instalação de coletores de latas e pelo cuidado e conservação das hortas do Oswald, além de atuar na elaboração e preparação de ações de sustentabilidade em nossos eventos.

Para o aluno Francisco Noventa, que cursa a 1ª série do Ensino Médio e participa do grupo envolvido no projeto, o Oswald Sustentável é muito importante para toda a comunidade escolar, principalmente para os alunos. “A gente aprende sobre a importância da sustentabilidade e esse aprendizado vem de projetos que a gente desenvolve em prol do colégio, e isso é muito bacana. Eu tive a oportunidade de atuar ativamente no programa de reciclagem de papel. Nosso grupo visitou a empresa Reciclar, que é parceira do colégio nesta ação, e foi bem legal porque despertou muito minha conscientização e de outros alunos no sentido de promover uma sustentabilidade que funcione para a escola e beneficie a todos”, garante.

Dia Mundial da Água

Instituído em 1993, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março, com a proposta de conscientizar sobre a importância de preservar a água, entre outras questões envolvendo esse bem tão precioso e necessário para nossas vidas.

Nesse ano, o Oswald Sustentável está pensando em outras ações para conscientizar nossa comunidade, fique ligado!