Oswald realiza mais uma edição da Jornada de Profissões

Nesta semana acontece mais uma edição da nossa Jornada de Profissões, evento realizado anualmente com a proposta de oferecer aos alunos de 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio informações sobre profissões e carreiras, auxiliando na tomada de boas decisões.

Realizado no dia 09 de maio, o evento contará com a participação de palestrantes de diversas áreas de atuação, que irão discutir com nossos alunos sobre mercado de trabalho, perspectiva e rotina profissional, entre outros temas relacionados aos percursos de formação.

Também teremos a participação de alunos, que irão abordar questões como a preparação para as provas do vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As atividades estão sendo organizadas pelas psicólogas Angélica Malisano e Raquel Bruni, nossas parceiras no projeto de Orientação Profissional. Para elas, não basta que o aluno apenas faça uma boa escolha, mas que saiba tomar decisões que o levarão a realizar seus sonhos.

“Propomos um trabalho que integra uma boa escolha profissional e o desenvolvimento de autoconfiança, autoestima e automotivação para que eles realmente possam chegar onde desejam”, explica Angélica.

Para o Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, Tarso Loureiro, neste ano o evento terá novidades: “Além do contato com profissionais de diversas áreas, teremos também as oficinas e a participação de universitários, que vão falar um pouco sobre a rotina do curso, o mercado de trabalho para estágios e outros detalhes, tudo isso para que possam fazer escolhas mais conscientes e certeiras para suas carreiras.”

Jornada de Profissões e Projeto de Orientação Profissional

Durante o evento, os alunos terão ainda mais contato com as profissões e os profissionais, que lhes trarão informações concretas, vivências, oficinas e maior proximidade com a realidade atual do mercado de trabalho. “Dessa forma, eles poderão ter mais informações e clareza para se decidirem”, completa Raquel.

Uma de nossas preocupações é garantir que os alunos estejam realmente preparados para trilharem seus percursos após o Ensino Médio, já que essa fase é um marco da passagem para a vida adulta, quando terão novos desafios, como o vestibular, a universidade e o mercado de trabalho.

Por isso, há mais de 30 anos, o Oswald desenvolve um projeto de Orientação Profissional, com a proposta de ajudar os alunos a trilharem seus caminhos de forma responsável e com a finalidade de alcançarem seus objetivos.

Segundo as responsáveis pelo projeto, todo o trabalho é desenvolvido de forma gradual, a partir do 9º ano, tornando-se mais presente no decorrer do Ensino Médio, com atividades realizadas em conjunto com os professores, dialogando com projetos elaborados dentro de cada disciplina.

Segundo Tarso, a Orientação Profissional é importante porque faz com que o aluno seja capaz de criar um projeto de vida diante de seus talentos, desejos e habilidades, dentro daquilo que quer fazer. “Mais de 90% dos nossos alunos pretendem fazer uma faculdade após concluírem o Ensino Médio. O curso de Orientação Profissional permite que esses alunos possam se conhecer melhor e traçar um projeto de vida, fazendo escolhas nas quais eles se reconheçam”, conclui Tarso.

Com isso, nosso índice de aprovação em vestibulares é alto, já que mais de 80% de nossos alunos são aprovados nos cursos que desejam.

Dentro do Projeto de Orientação Profissional, os alunos realizam atividades com a proposta de estimularem suas reflexões acerca de seus percursos e suas escolhas, por meio de debates e pesquisas, além de visitas a universidades e empresas com atuação em suas áreas de interesse.