Oficinas do Ensino Fundamental II e Médio compartilham seus processos nas Mostras de Oficinas

As Mostras de Oficinas, realizadas na última semana com nossos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, na Unidade Cerro Corá, marcaram o encerramento do ciclo das eletivas no primeiro semestre, com apresentações de trabalhos e atividades interativas entre as turmas.

Em sua 5ª edição, o evento para 6º, 7º e 8º ano Ensino Fundamental II, que antes era realizado apenas internamente, foi aberto pela primeira vez às famílias dos estudantes, ampliando o compartilhamento das ações desenvolvidas no decorrer do semestre.
Já a Mostra das Oficinas de 9º ano do Ensino Fundamental II à 2ª série do Ensino Médio marcou o primeiro ciclo de trabalhos da disciplina com essas turmas. Novos aprendizados escolhidos pelos alunos foram desenvolvidos ao longo do semestre e a Mostra deu a chance de compartilharem suas produções e observarem as outras áreas, para nortear a escolha que volta a acontecer no 2º semestre.

Família na escola

As Oficinas para Ensino Fundamental II (turmas do 6º ao 8º ano), já existem há 05 anos. Para desenvolver as atividades das Oficinas, contamos com uma equipe de profissionais que desenvolvem oficinas em nove frentes diferentes, que agora já são conhecidas dos alunos. Essa maturidade do projeto internalizou em nossos estudantes o processo de tomada de decisões quanto a seus cursos semestrais, com autonomia e planejamento, possibilitando que criem uma trajetória específica de aprendizado para si mesmos durante esse ciclo.

Quem foi conferir a Mostra pôde assistir às produções de vídeos das oficinas Repórter Oswald e Oswídeos, conhecer as criações desenvolvidas nas oficinas de Dispositivos Eletrônicos e Construindo Inventos, participar das ações interativas propostas na exposição da oficina de Fotografia Criativa, da dinâmica de Competência Socioemocional e de um debate sobre a atuação da polícia no estado de São Paulo, além de degustar o menu criado pela turma da eletiva Saberes e Sabores e conhecer as atividades da oficina de Voluntariado do Oswald de Andrade (VOA).

Maria Inês Burza, mãe da aluna Gabriela, do 7º ano, fez questão de prestigiar o evento e elogiou as criações. “A Mostra está incrível, amei as criações da parte de robótica e os vídeos. Tudo está muito bom e o Oswald está de parabéns por promover um evento tão bacana”.

Opinião semelhante é a de Camila Figueiredo, mãe da aluna Mariana, do 7º ano. “Adorei tudo que vi, achei o gerador de energia incrível e amei saber que os alunos estão aprendendo tantas coisas bacanas nas oficinas”.

Clique aqui e confira a galeria de fotos no Flickr!