Você conhece o Movimento Reaproveitar?

Conheça e saiba como participar deste projeto social e sustentável, reconhecido por mobilizar a comunidade oswaldiana para a doação e o reaproveitamento de livros e uniformes do colégio.

Uma das propostas idealizadas para transformar práticas cotidianas em ações ambientalmente sustentáveis no Oswald, o Movimento Reaproveitar também ajuda no orçamento familiar. Isso porque ele envolve a troca de materiais e uniformes, estimulando o desapego e ampliando a vida útil dos materiais.

Todas as famílias podem participar doando uniformes e livros em bom estado, para que sejam reaproveitados no próximo ano letivo. Dentre os materiais aceitos estão livros didáticos, paradidáticos e de literatura, além de uniformes do Colégio Oswald, utilizados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

O aluno Francisco Coutinho Tallochi, do 5º ano, reconhece a importância do projeto. “Acho importante as pessoas participarem do Reaproveitar porque, se elas têm um livro que não vão mais usar, podem doar. Assim, outras pessoas poderão usar esses livros e não precisarão comprar”, destaca ele, que é um dos voluntários do Movimento.

As doações podem ser entregues até 12 de dezembro, na Recepção da unidade em que o aluno estudou em 2019. Os itens passarão por uma triagem da equipe de Tecnologia Educacional e Bibliotecas, que gerencia o projeto dentro da escola, e o que for reaproveitado será disponibilizado no dia 14 de dezembro, em um evento exclusivo do Movimento Reaproveitar na Unidade Cerro Corá.

Os livros que não constarem na lista de materiais para 2020 serão doados a projetos sociais ou às nossas bibliotecas. Já os uniformes que não estiverem em bom estado serão descartados para reciclagem.

O evento para retirada dos materiais, no dia 14 de dezembro, será realizado das 09h00 às 12h00, na Unidade Cerro Corá. E quem precisar comprar livros novos terá condições especiais da Livraria da Vila, que estará no colégio também nesse dia.

Na ocasião, serão oferecidos descontos para compras em dinheiro ou no cartão de débito. Já quem optar pelo uso do cartão de crédito poderá parcelar a compra em até 10 vezes.

Segundo o Coordenador de Tecnologias Educacionais e Bibliotecas, Eric Netto, o Movimento conta com a participação de alunos e familiares. “Incentivamos as famílias e os alunos a participarem, repassando os materiais e uniformes, para evitar seu descarte precoce. Além disso, tem a questão da sustentabilidade, que está ligada à causa”, explica Eric.

O Movimento Reaproveitar em números

Para se ter ideia do impacto causado pelo Reaproveitar no colégio, por ano, cerca de 170 famílias participaram doando livros e uniformes. Em 2017, por exemplo, reunimos 587 itens para doação, sendo que 433 livros foram doados no mesmo dia. Já o material remanescente dessa campanha foi alocado na Biblioteca e doado para alunos novos em 2018.

Clique aqui para conferir o regulamento do Movimento Reaproveitar