Um espaço para construir e criar

Em 2019 foi inaugurado o espaço da Oficina na Unidade da Cerro Corá do Colégio Oswald de Andrade. Integrado ao Ateliê de Artes Visuais, o espaço traz a possibilidade de trabalhos manuais como marcenaria e metalurgia, oferecendo ferramentas e estrutura para que os estudantes entendam os ofícios e suas técnicas.

O espaço é principalmente usado nas aulas de Artes Visuais e Oficinas eletivas do 6º ao 8º ano e no Ensino Médio, como a oficina de Máquinas e Inventos, além de receber as aulas extracurriculares de Marcenaria.

No entanto, também está disponível para o uso de todas as áreas que necessitem de algum suporte de ferramentas manuais, elétricas e materiais específicos para a construção e investigação de projetos que demandem as funções deste espaço.

Em uso desde o 2º semestre de 2019, a Oficina da Unidade Cerro Corá já está recebendo, neste início de ano, alguns projetos pensados autonomamente pelos estudantes e agora possibilitados pela nova estrutura!

Projeto de ocupação do solário

Motivados pelo projeto “MARCAS”, desenvolvido nas aulas de Artes Visuais, os alunos do 9º ano de 2019 apresentaram alguns projetos de mobiliários e objetos como bancos, mesas e hortas verticais para serem construídos e deixados como registro do momento em que passaram pela escola.

Escolheram, neste caso, o local que já estava sendo preparado pelo colégio para essa ocupação: o solário da Unidade Cerro Corá, que fica no 3º andar do prédio de salas de aula, ao lado da quadra.

Para que este projeto pudesse se materializar, seria necessário um aprofundamento e uma cultura de trabalho no ambiente da Oficina, passando da concepção da ideia à escolha de materiais, escrita de um projeto e cronograma, além de instruções e prática do uso correto das ferramentas.

O projeto será desenvolvido por etapas:

• aulas expositivas com referências de projetos arquitetônicos;
  • encontros sobre artes e design que proporcionem repertório para a idealização do projeto;
  • investigação dos materiais – que material tem mais durabilidade, de onde vem e para onde vão e escolhas sustentáveis;
  • instruções de técnicas variadas no âmbito da marcenaria, serralheria, construção e elétrica (iluminação).

Roger Satoru, professor das oficinas mencionadas e auxiliar de Artes Visuais no Ensino Fundamental II e Médio, irá conduzir os encontros semanais de três horas dedicados ao desenvolvimento deste projeto com os estudantes.

No vídeo abaixo, Roger conta sobre a inauguração do espaço, em 2019, ressaltando suas potencialidades. Confira!