Recepção e Acolhimento do Fundamental I

Em todas as unidades do Oswald, a semana foi repleta de atividades de acolhimento e integração!

Momentos especiais para que as turmas se acostumassem a novas rotinas, combinados, amigos, professores e espaços, fizeram parte deste primeiros dias letivos de 2020. Para os alunos novos no colégio, o momento de chegada é bastante especial. Diferentes arranjos são feitos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II para que os estudantes que já estão na escola há mais tempo cheguem antes, preparando junto aos professores os momentos para acolhimento e integração dos novos colegas.

Para os anos iniciais da Educação Infantil, o processo de acolhimento envolve crianças e famílias em um período de muito cuidado e respeito, pensado com dedicação pela equipe pedagógica do Oswald. Gradativamente, pais e mães vão acompanhando as horas de permanência na nova escola, garantindo um processo que respeite o tempo da criança.

“As propostas de acolhimento dos alunos foram cuidadosamente pensadas pela equipe pedagógica desde a semana anterior. Como acontece em todos os anos, sempre que possível, as turmas de alunos foram reagrupadas em novas configurações, com o propósito de possibilitar variadas composições de grupos ao longo da escolaridade, valorizar as diferentes interações, a cooperação, a troca de saberes e de estratégias”, explica, Tainá Lima, Assistente da coordenação de G5 da Ed. Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I.

No Ensino Fundamental I, as primeiras semanas de aula estão sendo repletas de atividades de integração e reconhecimento de novos professores, colegas e rotinas. Além do que foi planejado pela equipe pedagógica, os alunos também se envolveram em situações de apresentação, participando ativamente da volta às aulas.

Rosane Reinert, Coordenadora de G5 da Ed. Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, finalizou dizendo que crianças e famílias se mostraram animadas com as reformas do colégio, bem como com o reencontro com os amigos de 2019.

“Está sendo uma semana dedicada ao acolhimento e à formação dos grupos. Estamos observado as crianças brincando e interagindo, abertas às novas possibilidades de relação”, conclui.

Sejam bem-vindos!