LEITURA DE FÉRIAS – Oswald de Andrade: uma escola que lê

Vivian Gusmão
Assessora da área de Língua Portuguesa.

“[…] um texto não apenas se apoia numa competência mas também contribui para criá-las.”
Umberto Eco.
(Lector in fabula. Barcelona, Lúmen, 1981, p. 80)

As leituras de férias consistem em um  trabalho pedagógico realizado em dois momentos. O primeiro deles, autônomo, visa a criação de um espaço individual de leitura em que se pretende oferecer para todos os alunos a oportunidade de ler.

A leitura autônoma, continuada, silenciosa, de gratificação imediata e com possibilidade de escolhas é imprescindível para o desenvolvimento de competências leitoras e essencial para que o próprio texto “ensine a ler”.

Soma-se ao processo o fato de tratar-se de mais um momento para reforçar a formação de uma autoimagem leitora em que os alunos possam avaliar antecipadamente os livros, criar expectativas, arriscando-se a selecionar e, posteriormente, elaborar pareceres em relação a obra lida.

Em um segundo momento, de modo compartilhado e no retorno às aulas, os estudantes compartilham com os colegas as impressões da obra lida, que se dá em duas etapas: a primeira, de  diálogo com aqueles que selecionaram a mesma obra para leitura e a segunda, transmitir para os que fizeram uma seleção distinta, as impressões acerca do que leu.

Deste modo, a equipe de Língua Portuguesa do Colégio Oswald de Andrade traça um um itinerário de aprendizagem que transita do individual para o coletivo garantindo que os estudantes se apropriem das habilidades e competências esperadas para o ciclo escolar ao qual se encontram:

• (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
  • (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreenderselecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
  • (EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
  • (EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.
  • (EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.
  • (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

Conheça as obras selecionadas para o ano de 2020

Bibliografia.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2020. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: jun. 2020.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003.

ECO, Umberto. Lector in fabula. Barcelona, Lúm