Atividades de Artes Visuais propostas à distância

Por: Irene de Aguiar Alonso

O trabalho com artes da nossa escola tem lugar de destaque nas atividades do cotidiano. Tendo frequentemente o projeto do grupo e algumas sequências didáticas como pano de fundo, as crianças passam por diversas experiências diariamente.

Durante o período de afastamento, nas atividades síncronas e assíncronas, as professoras e auxiliares da Unidade Madalena têm realizado inúmeras propostas de Artes Visuais, usando os mesmos princípios do trabalho presencial: valorizando as características de cada faixa etária, procuram desafiar as crianças a conhecerem novas experiências relacionadas a essa linguagem e a manterem contato com materiais plásticos e atividades que já conhecem. Ao sugerirem propostas variadas de desenhos, pinturas e exploração com materiais diversos, as professoras vão incentivando as escolhas intencionais das crianças, favorecendo a ampliação das possibilidades de uso dos materiais em conformidade com as próprias escolhas. Atividades como essa costumam despertar grande interesse das crianças.

Cada aluno recebeu um kit de materiais, como tintas, pincéis, papéis diversos, canetinha, giz etc., para poderem participar ativamente das propostas. As professoras e auxiliares, ao proporem uma atividade, indicam os materiais que serão utilizados, para que as famílias possam se organizar, e as crianças, muitas vezes, realizam as produções enquanto assistem aos vídeos, ouvindo as propostas e sugestões apresentadas.

As produções das crianças podem ser enviados pelas famílias à professora da turma, em vídeos ou fotos, para, em um momento seguinte, serem compartilhadas com toda a turma. Assim, a apreciação dos trabalhos pelos colegas continua remotamente, favorecendo o contato, a interação e a troca de experiência entre as crianças.