Alunos do Ensino Fundamental II produzem retratos carte-visite na Oficina de Fotografia Criativa!

Na Oficina de Fotografia Criativa, uma das eletivas propostas para 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II no Oswald, alunos e alunas começaram o semestre aprendendo sobre a história da fotografia!

Partindo, primeiramente, do conhecimento dos primeiros dispositivos fotográficos e da criação da técnica no final do séc. XIX, a turma também foi apresentada aos retratos realizados nos estúdios fotográficos nesse momento histórico. O formato carte-visite era o mais comum no séc. XIX e início do séc. XX, consistindo em um cartão que o retratado levava como resultado de seu retrato de estúdio. Neste cartão, estavam presentes as informações do estúdio fotográfico na capa, com o retrato revelado colado no interior.

Seguindo um modelo preparado pela professora Lúcia Lima, alunos e alunas produziram os seus próprios carte-visites, com um retrato de algum familiar ou pessoa que estão convivendo nesta quarentena, inspirados pelo retratos posados tradicionais e criando seus próprios nomes de estúdios fotográficos!

Alguns exemplos de carte-visites mostrados aos alunos

O resultado foi uma experiência bastante divertida de volta no tempo, em que estudantes editaram as imagens para que parecessem antigas, espontaneamente, conectando-se com os antepassados da fotografia no Brasil e no mundo! “Para a Fotografia, assim como para todas as outras artes, é importante conhecer a história da linguagem e da técnica, assim como ter referências das imagens produzidas em cada momento histórico. O objetivo da atividade foi possibilitar esse contato com os primeiros formatos fotográficos, também propondo uma forma criativa de estudantes pensarem a produção fotográfica neste momento de isolamento social, em que as vistas ficam mais limitadas ao espaço da casa”, comenta da professora da Oficina. Abaixo, alguns alunos contam como foi esta experiência e reproduzem seus trabalhos:

“Bom, comecei arrumando o cenário, que foi a parte que levou mais tempo, porque moro em um apartamento que não tem muito espaço, e eu estava montando um cenário totalmente novo. Peguei uma cadeira, uma colcha que ficava no sofá para pendurar na parede, uma mesinha com um vaso de flores, e o cenário estava pronto (minha sala ficou uma bagunça). Aí eu comecei a arrumar minha mãe, que foi a parte mais divertida (ela ficou muito feliz), e pegamos até um colar de pérolas que era da minha bisavó, que deu um toque muito legal na foto. Então ela se sentou na cadeira, tiramos várias fotos e escolhemos a que ficou melhor. Depois eu editei a foto um pouco, deixando ela em preto e branco, mexendo um pouco na luz e no contraste, aumentando a granulação (para dar um aspecto de antigo) e colocando um pouco de vinheta, e pronto, depois só coloquei no modelo de Carte-Visite (o nome do estúdio veio do meu bairro mesmo). Eu me inspirei em uma foto da minha bisavó ao lado do meu bisavô, que minha avó me mostrou antes de ser passado esse trabalho, o que foi uma coincidência muito legal. Acho que esse marco da história da fotografia do século XIX foi muito importante e influencia até hoje a forma como tiramos fotos, até mesmo nas redes sociais, acho que essa ideia de tirar uma foto posando vem daí. Gostei muito desse trabalho!”

Depoimento de Beatriz Castex, do 7º ano B

“Eu mostrei os slides com os exemplos de carte-visites para o meu pai e ele já pegou uma inspiração para colocar uma roupa mais formal, arrumar o cabelo e pegar um livro que nós achamos que combinaria com a foto e a temática da atividade. Tirei algumas fotos com o celular mesmo e editei um pouco, escureci e coloquei uma vinheta (em volta da foto). E é isso!”

Marina Moriya, do 7º ano B