“Conhecer e respeitar”

Projeto de Ciências do 9º ano trata de questões de gênero e sexualidade. 

Nas aulas de Ciências, ministradas pelo professor Danilo Safi, alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental II estudaram diferentes conceitos abordando sexo biológico, orientação sexual, identidade de gênero e papéis de gênero. Após as discussões e conversas, organizaram-se em grupos para produzir cartazes, postagens de redes sociais e infográficos com explicações, provocações e/ou reflexões acerca do tema escolhido, levando sempre em consideração o público-alvo definido para aquelas peças (as opções foram: 6º e 7º ano, 8º e 9º ano ou Ensino Médio). 

No dia de compartilhamento das produções, o professor foi indagado por uma aluna sobre o título escolhido para o projeto – originalmente, “Conhecer para respeitar” -, uma vez que, para ela, o respeito é algo primordial e deve sempre ser praticado, mesmo não conhecendo a fundo o tema. A partir desta questão, tiveram uma rica conversa sobre como a informação e o conhecimento podem ajudar a desmistificar conceitos preestabelecidos e, consequentemente, fomentar o respeito em relação ao próximo e suas escolhas. Assim, decidiram alterar o título final do projeto para “Conhecer e respeitar”, evidenciando como essas duas ações caminham lado a lado. 

Ainda pouco realizada em escolas por envolver questões sensíveis e delicadas acerca da construção da identidade de gênero e da sexualidade de jovens, a discussão sobre esse tema permite o reconhecimento e a aceitação de si mesmo, além de trazer à tona a violência psicológica e física que a comunidade LGBTQIA+ sofre, colaborando com a desconstrução de preconceitos e a inserção completa de todos e todas na sociedade, independentemente de sua orientação sexual e identidade de gênero.

Veja alguns dos trabalhos desenvolvidos e compartilhe! 

3.7 7 votes
Article Rating