“Conhecer e respeitar”
Projeto de Ciências do 9º ano trata de questões de gênero e sexualidade.
Nas aulas de Ciências, ministradas pelo professor Danilo Safi, alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental II estudaram diferentes conceitos abordando sexo biológico, orientação sexual, identidade de gênero e papéis de gênero. Após as discussões e conversas, organizaram-se em grupos para produzir cartazes, postagens de redes sociais e infográficos com explicações, provocações e/ou reflexões acerca do tema escolhido, levando sempre em consideração o público-alvo definido para aquelas peças (as opções foram: 6º e 7º ano, 8º e 9º ano ou Ensino Médio).
No dia de compartilhamento das produções, o professor foi indagado por uma aluna sobre o título escolhido para o projeto – originalmente, “Conhecer para respeitar” -, uma vez que, para ela, o respeito é algo primordial e deve sempre ser praticado, mesmo não conhecendo a fundo o tema. A partir desta questão, tiveram uma rica conversa sobre como a informação e o conhecimento podem ajudar a desmistificar conceitos preestabelecidos e, consequentemente, fomentar o respeito em relação ao próximo e suas escolhas. Assim, decidiram alterar o título final do projeto para “Conhecer e respeitar”, evidenciando como essas duas ações caminham lado a lado.
Ainda pouco realizada em escolas por envolver questões sensíveis e delicadas acerca da construção da identidade de gênero e da sexualidade de jovens, a discussão sobre esse tema permite o reconhecimento e a aceitação de si mesmo, além de trazer à tona a violência psicológica e física que a comunidade LGBTQIA+ sofre, colaborando com a desconstrução de preconceitos e a inserção completa de todos e todas na sociedade, independentemente de sua orientação sexual e identidade de gênero.
Veja alguns dos trabalhos desenvolvidos e compartilhe!
- COMUNIDADE LGBTQIA+
(Theo Zapella, Dora Bontempi, Isabel Ruão e Nina Redondo) - Todos merecem respeito – Projeto sobre homossexualidade
(Luiza Varanda, Sophia Galiano, Lara Rocha e Maria Luísa Nunes) - Heteronormatividade não afeta só a comunidade LGBT+
(Alex Mansur, Enzo Thalenberg, Iolanda Blanco e Sophia Roveda) - Ser trans – Crimes contra a comunidade transexual e a sua situação de vida
(Caique Sitchin, Peter Ganns, Rhyan dos Anjos e Vicente Franzini) - Orientação sexual – Pequenos conceitos que podem te ajudar a ter uma melhor compreensão do assunto
(Gabriela Barbera, João Vitor Dente, Lívia Dantas e Sofia Gonzales) - Mulher trans ou travesti? Sabe as diferenças?
(Danilo Conceição, Davi Feresin, Frederico Zucker e Lucca Douvletis)