Comportamento leitor na Educação Infantil

Na Unidade Madalena, trabalhamos constantemente para que as crianças de G1 ao G4 tenham contato constante com os livros e as histórias para que, gradativamente, possam conquistar comportamentos leitores e autonomia no momento das escolhas.

Os livros fazem parte da rotina das crianças da Unidade Madalena, desde Grupo 1 até o Grupo 4. As propostas para que as crianças tenham contato com livros são várias, como visitas à biblioteca, apreciação de obras diversas, leitura de histórias pelas professoras, escolha de livros que podem ser emprestados e levados para casa etc.

As leituras acontecem em momentos variados da rotina e as professoras convidam as crianças a ouvirem a narrativa envolvendo-as no desconhecido, perguntando-lhes, por exemplo, que nome imaginam ter aquela história a partir do que veem na ilustração da capa. O ambiente, acolhedor e intimista, também promove maior envolvimento com a história, que pode ser contada embaixo de uma árvore, em uma Roda sobre um tapete redondo, em um espaço mais escuro com o apoio da chama de uma vela, entre outros.

Durante a história, as modulações de voz feitas pelas professoras para cada personagem vão ajudando as crianças a adentrarem na fantasia do enredo, enquanto as expressões faciais realçam o imagético.

A ilustração é parte integrante e importante das narrativas e, muitas vezes, a história parte dela. Por isso, as professoras cuidam para que as crianças possam ter tempo de vê-las e apreciá-las. Os autores tornam-se figuras muito importantes, sendo reconhecidos pelas crianças quando o livro é muito querido ou quando elas começam a perceber que são muitas as obras daquele autor.

Com esse contato constante e cuidadoso com as histórias, as crianças vão se dando conta de como os livros têm grande valor, cuidando do objeto e apreciando-o. As crianças começam a perceber a função da escrita e conquistam comportamentos leitores, buscando por livros autonomamente, folheando-os e passando os dedinhos sobre as letras, repetindo frases do texto já conhecido ou criando novas histórias conforme observam a ilustração, se portando como quem realmente lê.

A nossa biblioteca tem um acervo de livros diversificado quanto às temáticas e gêneros, que as crianças ora acessam diretamente na estante, ora a partir de um conjunto selecionado pela professora da turma. Sejam os livros informativos, que ampliam os saberes de assuntos variados, ou de histórias, são objetos muito queridos e parte muito importante no percurso de aprendizagem das crianças.