Conhecendo o Origens, projeto antirracista do Oswald

O projeto antirracista do Oswald tem como objetivo central romper com práticas escolares que colaboram com a sustentação do racismo estrutural no Brasil, por meio de uma educação que valorize e faça justiça à contribuição de negros, negras e indígenas para a cultura e a sociedade brasileiras.

O processo toca a reeducação das Relações Étnico-raciais e tem abrangência pedagógica e administrativa.

No âmbito do Origens, o Oswald trabalhou com algumas ações estruturantes em 2022:

• Ampliação da formação de professores, coordenadores e demais profissionais da escola sobre racismo e educação antirracista;
  • Aumento da representatividade de profissionais negros, negras e indígenas na escola;
  • Revisão constante dos currículos e projetos das disciplinas a partir da visão antirracista;
  • Mapeamento, via censo, do perfil demográfico da comunidade oswaldiana e suas percepções sobre educação antirracista;
  • Manutenção das bolsas étnico-raciais com objetivo de ampliar a representatividade de estudantes negros, negras e indígenas.

Confira as formações que aconteceram até o momento!

– Infância e Gênero
Com Paulo Bueno e Ilana Katz

– 13 de Maio: Devemos comemorar?
Com o professor Benê Carlos

– Racismo e LGBTfobia
Com Thiago Amparo
– Epistemicídio, Decolonialidade & as Relações Étnico-Raciais no Brasil