As moradias do G3 A – “Toda moradia é uma casa?”
No semestre passado, pelo Projeto “Toda moradia é uma casa?”, as crianças do G3 A pesquisaram diversos tipos de construções, como casas de palafita, iglus, arranha-céus, entre outras.
A partir do interesse por brincadeiras de construção de casas, as crianças do G3 A da Educação Infantil do Oswald criaram cabanas utilizando caixas, pneus, tecidos e reproduziram dentro delas, por meio do faz de conta, ações observadas em seu cotidiano.
Além disso, buscaram criar cidades com muitas casas, prédios e ruas manuseando blocos de madeira. Essas propostas de construção se deram por meio de materiais variados, como peças de encaixe e sucata, possibilitando que as crianças refletissem sobre formas e tamanhos e que se deparassem com desafios ao explorar as potencialidades de cada objeto, como equilíbrio e sua relação com forma, peso e organização espacial.
Buscando promover novos desafios nas construções, fizemos a leitura das histórias Os Três Porquinhos e Os Três Lobinhos e o Porco Mau, que originaram conversas sobre como as casas são construídas e quais as características dos materiais utilizados na construção. Para investigar as diferenças entre os tipos de moradia, como casas e prédios, demos início ao Projeto “Toda moradia é uma casa?”. Nesse Projeto, pesquisamos os diferentes tipos de moradia, observando as construções que nos cercam e os materiais que as compõem.
Outro desafio, envolvendo muitas aprendizagens de Física e Matemática, foi transformar o tridimensional em bidimensional. Para isso, desenhamos a vista do nosso solário (tridimensional em bidimensional) e construímos casas de madeira a partir de desenhos (bidimensional em tridimensional).
Paralelo a esse trabalho, no Mês Literário, apresentamos as poesias de Manoel de Barros e, ao ler Autorretrato e O menino e o rio, surgiu uma nova hipótese no grupo, a de que a casa do Manoel foi construída em cima de um rio. Logo, questionamentos sobre como são feitas essas construções deram um novo norte ao projeto. Apresentamos ao grupo as casas de palafita e propusemos diversas experiências sobre as características dos materiais que boiam e afundam, buscando descobrir como são construídas as casas na água.
Essas pesquisas sobre moradias na água nos levaram a conhecer a casa do castor e as construções feitas por outros animais, como as formigas, o joão-de-barro e o cupim.