Está aberto o processo seletivo de bolsas étnico-raciais para 2024

O Oswald, dentro do Projeto Origens, tem preparado ações importantes que reafirmam o nosso compromisso com as relações étnico-raciais e o processo antirracista que vem sendo conduzido, desde 2019, de forma cada vez mais intensa no dia a dia da nossa escola.

O projeto tem como objetivo central romper com práticas escolares que colaboram com a sustentação do racismo estrutural no Brasil, por meio de uma educação que valorize e faça justiça à contribuição de negros, negras e indígenas para a cultura e a sociedade brasileiras.

SAIBA MAIS SOBRE AS BOLSAS PARA 2024
Serão oferecidas 07 vagas, divididas entre os seguintes segmentos:

Educação Infantil:

• G4 – uma vaga
  • G5 – duas vagas

Ensino Fundamental:

• 1º ano – duas vagas
  • 6º ano – duas vagas

CRONOGRAMA

• 01 a 17/11: inscrição por telefone (3024-2644), solicitando formulário e edital para concorrer às vagas. Agendamento da entrevista com o assistente social.
  • 21/11 a 25/11: período das entrevistas e avaliação com assistente social.
  • Até 04/12: divulgação dos candidatos selecionados pela secretaria escolar.
  • 06/12 a 15/12: matrícula e entrega do contrato assinado pelo responsável.

A bolsa de estudo refere-se à anuidade escolar do período letivo de 2024 e será reavaliada anualmente, sendo intransferível e sem caráter cumulativo. Exclusivamente para os(as) alunos(as) com bolsa de estudo de 100%, poderão ser concedidos outros benefícios, sempre que extremamente necessário e comprovado pelo parecer do assistente social, com o objetivo de favorecer o acesso, a permanência e a aprendizagem do(a) estudante na instituição de ensino. O total de bolsas de estudo concedidas para o projeto de reeducação das relações étnico-raciais visando o ano de 2024 será de até 7 bolsas gratuitas.

PROCESSO DE SELEÇÃO
A seleção de bolsistas se dará por avaliação do departamento de bolsas do Colégio Oswald, avaliação do assistente social contratado pelo colégio e legislação aplicável, sem qualquer forma de discriminação, segregação ou diferenciação, com prioridade para indígenas e negros.

Para concorrer à bolsa de estudo, o(a) responsável pelo(a) aluno(a) deverá:

1. Retirar na recepção da Unidade Cerro Corá o formulário de solicitação de bolsa – ou receber de modo eletrônico -, assim como a lista de documentos necessários;
  2. Entregar o formulário preenchido corretamente, juntamente com documentos comprobatórios necessários, nos prazos especificados no cronograma acima.
  3. Responder à entrevista com assistente social no dia de entrega dos documentos e formulário preenchido.

O(a) requerente deverá observar e comprovar que a renda bruta total suporte os respectivos gastos do grupo familiar, sendo condizente com o padrão de vida e de consumo.

O assistente social poderá solicitar documentos complementares e realizar visitas domiciliares sempre que achar necessário. Será garantido o completo sigilo do que for registrado.

Havendo empate dos candidatos no que se refere à avaliação realizada pelo assistente social, os critérios de desempate serão os seguintes:

•   Maior necessidade financeira do(a) candidato(a);
  •   Proximidade da escola com a residência.

ETAPAS E PRAZOS
Documentos exigidos – o processo de seleção de bolsistas dará início com a entrega de todos os documentos, em envelope fechado, no dia da entrevista com o assistente social. A falta de qualquer documento impedirá o início desse processo. Somente o assistente social terá acesso a estes documentos, garantindo sigilo das informações.

Protocolo do requerente – no ato de entrega de todos os documentos – e entrevista com assistente social – um número de protocolo será gerado para identificação do estudante.

Inscrições para entrevista com assistente social – a família deverá realizar o agendamento do atendimento com o assistente social pelo telefone (11) 3024-2644 (Unidade Cerro Corá), conforme as informações do cronograma acima.

Resultados da seleção à bolsa – os resultados serão divulgados pela Secretaria da escola, na data estipulada no cronograma acima.

Matrículas e Assinatura do Termo de Concessão da Bolsa de Estudos – os(as) candidatos(as) aprovados(as) deverão procurar a Secretaria de cada unidade para realização das matrículas, no prazo especificado no cronograma acima. A efetivação de matrícula se dará quando da formalização da concessão da bolsa de estudo, com a assinatura de documento de prestação de serviços. Neste ato, poderão ser solicitados outros documentos pela instituição de ensino.