Conheça Ieda Abbud

Nova diretora da Educação Infantil iniciou sua trajetória na comunidade oswaldiana entre os anos 1997 e 1998, como auxiliar de classe da Educação Infantil da Escola Caravelas. Retornou à escola em 2012, no cargo de coordenadora da Educação Infantil e, por fim, assumiu a direção da Unidade Madalena em 2024.

“Minha principal função como gestora pedagógica é buscar continuamente as condições para a atualização constante do Projeto Político Pedagógico e seu pleno desenvolvimento, de modo a proporcionar, por meio da articulação com outros setores, boas condições materiais e, sobretudo, na gestão e formação da equipe, na educação e no cuidado das crianças da Educação Infantil, com qualidade e de modo afinado com as concepções de educação que defendemos no Oswald”.

– Ieda Abbud

Em janeiro de 2024, Ieda Abbud – psicóloga formada pela PUC-SP, com mestrado em História da Educação na mesma instituição –, assumiu a direção da Unidade Madalena do Colégio Oswald de Andrade, que contempla estudantes de G1 ao G4 da Educação Infantil. Além disso, também é autora do livro “John Dewey e a Educação Infantil: entre jardineiras e cientistas” (Editora ‏Cortez) e coautora do livro “O trabalho do professor na Educação Infantil” (Editora Biruta), organizado por Zilma Ramos de Oliveira. Tem larga experiência na  formação de professores e coordenadores pedagógicos para redes públicas e instituições privadas de ensino. Foi diretora de Centro de Educação Infantil (CEI) na Prefeitura Municipal de São Paulo e atuou por dois anos como supervisora do polo da Zona Norte no programa de formação e certificação dos educadores de creche (em nível de magistério), no momento da passagem das creches para a Secretaria de Educação do Município de São Paulo. “Durante seis anos, trabalhei como assessora na equipe coordenada por Zilma Ramos de Oliveira, na divisão de orientação técnica, no programa ‘A rede em Rede’, que visava a formação continuada dos gestores e professores de todos os CEIs e EMEIs do município de São Paulo, atuando mais diretamente na coordenação do programa de formação dos Coordenadores Pedagógicos da Rede. Além disso, em 2007, participei, com essa mesma equipe de assessoria, da elaboração do ‘Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e Orientações Didáticas para Educação Infantil’ (PMSP – SME DOT, 2007)”, relata.

Sua trajetória na comunidade, no entanto, teve início entre os anos 1997 e 1998, ainda na função de auxiliar de classe da Educação Infantil na Escola Caravelas, instituição que, anos mais tarde, se fundiria ao Colégio Oswald de Andrade. No ano de 2012, retornou ao Colégio, agora para assumir a função de coordenadora pedagógica. À época, Nana Giovedi, uma das fundadoras da Escola Caravelas, era a diretora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e fez um novo convite para Ieda. “Depois de atuar por alguns anos como assessora e formadora de modo mais distante das instituições escolares, foi um prazer retornar ao Oswald, agora para ficar mais próxima ao dia a dia escolar, sobretudo próxima às crianças, que sustentam e são a razão e a alegria do meu trabalho”, comenta.

Em 2023, o Oswald Formações, centro destinado à profissionalização de professores dirigido por Nana Giovedi, contou com a contribuição de Ieda para coordenar uma formação para profissionais da Educação Infantil da rede OEP, grupo das escolas Oswald de Andrade, Elvira Brandão e Piaget. “Professores convidados e experientes da Unidade Madalena tiveram a oportunidade de compartilhar suas práticas nos diferentes campos de aprendizagem”, relata.

Agora, na nova função, Ieda traz algumas metas para a Unidade Madalena. “Minha principal função como gestora pedagógica é buscar continuamente as condições para a atualização constante do Projeto Político Pedagógico e seu pleno desenvolvimento, de modo a proporcionar, por meio da articulação com outros setores, boas condições materiais e, sobretudo, na gestão e formação da equipe, na educação e no cuidado das crianças da Educação Infantil, com qualidade e de modo afinado com as concepções de educação que defendemos no Oswald, tanto no programa regular quando no Integral da Unidade Madalena”. E continua: “Essa tarefa de observação e acompanhamento constante das crianças, que se dá de modo compartilhado com as famílias, assim como a escuta e comunicação do nosso projeto também é fundamental”.

“Tenho percorrido esses propósitos desde que entrei no Oswald, atuando como coordenadora pedagógica do G1 ao G4 na então Unidade Tipuana, transferida em 2019 para Unidade Madalena. Agora, com a responsabilidade de dirigir a Unidade Madalena, há um trabalho de alinhamento com Andréa Andreucci (diretora-geral), Fernando Pimentel (diretor da Unidade Girassol), e Laura Meloni Nassar (diretora da Unidade Cerro Corá), além de setores administrativos”.

Por fim, para este ano, a nova diretora destaca dois pontos formativos específicos para a equipe da Unidade Madalena: artes visuais e literatura infantil. “Em ambos os casos, além do aprimoramento das práticas e da revisão e sistematização da documentação pedagógica, temos um olhar transversal para a temática das relações étnico-raciais, que tem sido foco da formação no Oswald desde 2019, tanto nas reuniões da equipe da Unidade Madalena quanto nas reuniões de integração, que contam com toda a equipe docente do Oswald, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Assim, como parte do trabalho de artes, buscamos atividades, imagens e obras de arte que considerem uma diversidade de etnias, ampliando, em especial, referências e obras de autores indígenas e negros. O mesmo vale para o trabalho com literatura infantil, que inclui revisão das categorias que classificam os livros em nossa biblioteca e ampliação do acervo”, finaliza.

Leia mais: Conheça Fernando Pimentel, diretor da Unidade Girassol.