Conheça Laura Meloni Nassar
No Oswald desde 2008, a nova diretora já atuou como professora e assessora de língua estrangeira.
“Ser um bom estudante não é em detrimento do outro, mas a favor do outro. Sendo assim, prezamos por formar estudantes que valorizem a produção do conhecimento e que agradeçam o privilégio por ter 17, 18 anos da vida dedicados à escola. E que sejam, acima de tudo, pessoas que queiram o bem da humanidade, que amem suficientemente o mundo.”
– Laura Meloni Nassar
O ano de 2024 iniciou com importantes alterações na dinâmica e na estrutura pedagógica do Colégio Oswald de Andrade. Nos últimos anos, a direção pedagógica da Unidade Cerro Corá esteve sob responsabilidade de Andréa Andreucci, que também atuava e continua atuando como Diretora-geral. No começo do ano, porém, uma nova configuração foi estabelecida e Laura Meloni Nassar assumiu a direção da unidade, sendo responsável pelos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, assim como pelas equipes pedagógicas.
Formada em Letras (Inglês/Português) e Mestre em Literatura de Língua Inglesa e Crítica Literária pela Universidade de São Paulo, Laura teve a primeira passagem pela equipe no ano de 2000, ainda na Escola Caravelas, atuando como professora de inglês. Nos anos seguintes, após a fusão entre a Escola Caravelas e o Colégio Oswald de Andrade, atuou na Escola da Vila, mas em 2007 aceitou o convite para regressar. “Em 2008, cheguei ao Oswald para assumir a assessoria de língua estrangeira (à época chamada de assessoria de inglês), além de dar aulas para 6º, 7º, 8º, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio”, explica. A contratação, naquele momento, deu-se em virtude de uma reformulação na equipe de inglês da instituição, que era terceirizada por uma escola de idiomas. “Eu entrei como contratada da escola, como assessora, formei uma equipe e realizamos a implementação curricular do inglês após a terceirização”.
No final do ano de 2009, Adélia Pasta, ex-diretora de Ensino Médio, comunicou a saída do Colégio Oswald. Com as mudanças, Laura recebeu um convite da nova direção para assumir a coordenação pedagógica da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, no início de 2010. “No meio do ano, fiquei responsável também pela 3ª série do Ensino Médio. Eu fiquei alguns anos apenas no Ensino Médio. Mas, em 2014, fui convidada a deixar a coordenação da 3ª série do EM e assumir o 9º ano, cuidando assim da passagem de EF II ao EM. Em 2017 e 2018, fiquei na coordenação do 8º ano do EF II à 3ª série do EM”, comenta.
Leia mais: Conheça Ieda Abudd, diretora da Unidade Madalena.
Acumulando 16 anos de trabalho no Colégio Oswald de Andrade de forma ininterrupta, Laura consegue vislumbrar metas para os estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mesmo sabendo dos desafios que estão envolvidos na materialização das projeções. “Ter uma escola de excelência, que compreenda e respeite o momento de vida dos pré-adolescentes e dos adolescentes. E, por meio da competência intelectual, inteligência emocional, visão pedagógica e educativa, conseguir oferecer uma escola que seja muito humanizadora”, relata. “Além disso, buscar continuamente formar estudantes responsáveis para a sociedade e, consequentemente, para o mundo, sem colocar em risco as ideias fundamentais. Ser um bom estudante não é em detrimento do outro, mas a favor do outro. Sendo assim, prezamos por formar estudantes que valorizem a produção do conhecimento e que agradeçam o privilégio por ter 17, 18 anos da vida dedicados à escola. E que sejam, acima de tudo, pessoas que queiram o bem da humanidade, que amem suficientemente o mundo.”
Os desafios são grandes, mas, para a Diretora da Unidade Cerro Corá, respeitar – verdadeiramente – os estudantes, os adolescentes, com seus anseios, suas necessidades e suas demandas são pontos centrais para o avanço do trabalho, que visa a parceria com alunos e alunas. “Oferecer escuta atenta, escuta inteligente, escuta de verdade. Eu penso que o principal desafio é semear um caminho seguro para o crescimento de cada estudante que passar por aqui durante essa jornada”, finaliza.