Processo de bolsas étnico-raciais do Oswald está aberto
Esta é mais uma ação do Projeto Origens, que tem como objetivo central romper com práticas escolares que colaboram com a sustentação do racismo estrutural no Brasil, por meio de uma educação que valorize e faça justiça à contribuição de negros, negras e indígenas para a cultura e a sociedade brasileiras.
Reflexões sobre a importância dos saberes indígenas
As turmas do 7º ano receberam a pesquisadora e professora Elizângela Baré, do povo originário Baré, que se habita na região de fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela. Esta foi uma oportunidade singular para que os alunos e alunas pudessem se informar sobre a diversidade das culturas indígenas e seus hábitos, assim como sobre a relação que possuem com o meio ambiente e seu território.
3º Fórum OEP de Práticas Educativas
Profissionais dos colégios Oswald de Andrade, Elvira Brandão e Piaget participaram do encontro que busca intensificar as ações colaborativas e capacitar as equipes para os desafios contemporâneos
6º ano realiza entrevista sobre Patrimônio Histórico
Nas aulas de História, 6º ano do Ensino Fundamental realiza entrevista com tia avó de colega para estudo sobre patrimônio histórico.
O PROVE está com as inscrições abertas!
Oferecido a estudantes de 2ª e 3ª série do Ensino Médio, o PROVE - Programa de Revisão do Oswald para Vestibulares e Enem é um curso extracurricular para a preparação e o bom desempenho de nossos jovens nos tradicionais exames e avaliações externas que visam o ingresso em uma universidade. Participe!
As moradias do G3 A
No semestre passado, pelo Projeto “Toda moradia é uma casa?”, as crianças do G3 A pesquisaram diversos tipos de construções, como casas de palafita, iglus, arranha-céus, entre outras. Saiba mais sobre este trabalho!
Palestra “Democracia: desafios atuais”
No dia 22 de setembro recebemos a visita de Vitor Marchetti, cientista político e membro da comunidade oswaldiana, para uma conversa com alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio a respeito do tema “Democracia: desafios atuais”. Durante o encontro, Vitor comentou sobre algumas regras básicas de funcionamento da democracia e do nosso sistema eleitoral. Confira!
Comportamento leitor na Educação Infantil
Na Unidade Madalena, trabalhamos constantemente para que as crianças de G1 ao G4 tenham contato constante com os livros e as histórias para que, gradativamente, possam conquistar comportamentos leitores e autonomia no momento das escolhas.
Projeto “Vila Madalena”
No currículo de História e Geografia do 3º ano, desenvolvemos um estudo sobre o bairro da nossa escola, de forma que os estudantes possam transformar as informações que possuem em conhecimento sistematizado. Confira!
Por que incluir “Projeto de Vida” no 9º ano?
Além de privilegiar o lugar da escolha dos estudantes na trajetória escolar, a obrigatoriedade da disciplina Projeto de Vida volta o olhar de educadoras e educadores do país para aspectos que extrapolam os conteúdos das disciplinas e permitem uma reflexão mais profunda sobre as ações, escolhas e impactos da ação individual e coletiva no mundo que temos e no mundo que queremos.