Dicas Literárias – Dia dos Povos Indígenas

No dia 19 de abril, celebra-se o Dia dos Povos Indígenas, com fim de enaltecer as lutas e culturas das mais de 300 etnias indígenas que habitam em território brasileiro. Aproveitando a Semana Literária das unidades Madalena e Girassol, cujo tema de 2024 é “Leituras plurais”, selecionamos algumas obras de autores e autoras contemporâneos que trazem vivências, tradições e mitologias de diferentes povos originários.

Durante a Semana Literária deste ano, as unidades Madalena e Girassol adentram o tema “Leituras plurais”. A partir do contato com autoras e autores como bell hooks, Odilon Moraes, Maurice Sendak, Chimamanda Adichie e Cristino Wapichana, as crianças passeiam por vozes e estilos literários que iluminam diferentes sensibilidades e olhares, para dentro e fora dos livros. 

Também com olhos e corações abertos para a diversidade, por ocasião do Dia dos Povos Indígenas, no qual reafirmam-se as lutas das populações originárias e dos mais de 300 povos indígenas em território brasileiro, indicamos algumas obras de autores e autoras contemporâneos que trazem vivências, tradições e mitologias de diferentes povos originários. Boas leituras!

Dia dos Povos Indígenas site novo

Tembetá – conversas com pensadores indígenas. Vários (Azougue Editorial).

A obra reúne seis entrevistas realizadas com grandes lideranças e pensadores indígenas: Ailton Krenak, Álvaro Tukano, Biraci Yawanawá, Eliane Potiguara, Jaider Esbell e Sônia Guajajara. É o primeiro volume de uma série que busca traçar um panorama do pensamento indígena contemporâneo, explorando temas plurais que extrapolam as questões indígenas, como cultura, educação, política, direitos humanos e ecologia.

41U0vDBFqjL._SY445_SX342_

A terra dos mil povos. Kaká Werá Jecupé (Editora Peirópolis).

O Brasil é a terra dos mil povos, que abrigou os filhos de muitas terras estrangeiras e que alimentou, com amor de mãe genuína, os milhares de povos indígenas que aqui habitavam há cerca de 15 mil anos. Quem eram e o que pensavam os primeiros habitantes desta terra? Neste livro, foi inaugurado um novo olhar, às vésperas do aniversário de quinhentos anos do descobrimento do Brasil, que nos revela o caráter absolutamente universal das tradições originárias.

a-terra-dos-mil-povos-historia-indigena-do-brasil-contada-por-um-indio-a7355e02854b72ba9b80e236001e50f8

O presente de Jaxy Jaterê. Olívio Jekupê. Edição bilíngue: português/guarani. (Editora Panda Books).

Kerexu tinha ouvido dos mais velhos várias histórias sobre Jaxy Jaterê, o protetor da floresta. Por ser poderoso, as pessoas podiam fazer pedidos a ele, mas a pequena menina não sabia como chamá-lo. Porém, sua prima conhecia o segredo e o ensinou a Kerexu. Certa noite, ela adentrou na floresta, realizou o ritual e fez um pedido. Será que Jaxy Jaterê irá atendê-la? Abra as páginas deste livro e descubra o desejo de Kerexu, e como termina esta lenda do povo guarani. 

424931

Lua menina e menino onça. Lia Minápoty (Editora RHJ).

Um conto escrito a partir das memórias da autora, que passou a infância ouvindo as lendas compartilhadas nos saraus de sua aldeia. A magia na relação homem-natureza se dá na junção de personagens carregados de cosmologia e diálogos marcados pela oralidade do povo Maraguá, do Amazonas, como forma de preservar os detalhes que ficaram na memória da menina que tinha a escuta aguçada para a fala dos mais velhos.

D_NQ_NP_707478-MLB73191933198_122023-O

Contos da floresta. Yaguarê Yamã (Editora Peirópolis).

Mitos e lendas dos Maraguá são recriados nesta narrativa. Em textos curtos e cheios de suspense, animais fantásticos que protegem a floresta e acontecimentos mágicos que rondam as aldeias apontam a inesgotável fonte de mistério que é a natureza. No final, um glossário com termos da Língua Regional Amazônica e do idioma Maraguá.

91+ZLn9WH7L._UF894,1000_QL80_

Meu lugar no mundo. Sulami Katy; ilustração por Fernando Vilela (Editora Ática).

O livro traz reflexões para o público infantojuvenil sobre identidade indígena e diferenças culturais, a partir da autobiografia da autora, que sai de seu território e vai para São Paulo, onde vai divulgar a cultura potiguara marcada pela natureza, rituais sagrados e palavras sábias de um pajé.

262250_1

Tomoromu – a árvore do mundo. Cristino Wapichana; ilustração por Maurício Negro (Edições SM). 

Tomoromu, a árvore mais gigante da floresta, dava frutos doces e perfumados até que pessoas gananciosas começaram a explorá-la, mudando os rumos do lugar onde vivem os Wapichana e outros povos indígenas de Roraima. A narrativa conta a história de um tempo em que o céu morava mais perto dos seres vivos e todos falavam a mesma língua.

996147
Oswald_graf_muro_site_rodape

Nossas Unidades

Fachada-Madalena

Madalena

Ed. infantil (G1 ao G4)

Rua Girassol, 947

Vila Madalena

(11) 3181-2108

Fachada-Girassol

Girassol

Ed. infantil (G5) e fundamental I

Rua Girassol, 898

Vila Madalena

(11) 3813-3054

Fachada-Integral

Girassol II

Oswald Integral

Rua Girassol, 913

Vila Madalena

(11) 3892-1105

Fachada-Cerro

Cerro Corá

Fundamental II e Ensino Médio

Rua Cerro Corá, 2375

Alto da Lapa

(11) 3024-2644

Horário de atendimento

Links Rápidos

Parceiros

Contato

Sobre Oswald

1
WhatsApp
WhatsApp
Pular para o conteúdo
Colegio Oswald de Andrade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.