Contamos com um cuidadoso processo de acompanhamento, que favorece o contato da criança com um novo espaço e que orienta as famílias nessa importante etapa da vida dos estudantes.
No Oswald, o brincar é concebido como parte da constituição da criança e das relações que ela cria com os outros e com o mundo ao seu redor. A brincadeira cria um repertório que fornece mais ferramentas para entender o mundo ao longo de toda a vida.
O projeto é uma forma de organizar as diversas experiências das crianças em torno de uma questão comum ao grupo, de modo interdisciplinar, e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.
A aproximação da criança com as várias áreas do conhecimento, organizadas nos diferentes campos de experiência, se dá por meio de uma diversidade de estratégias e linguagens. Além disso, permite que desenvolva, desde o início da sua vida escolar, um aprendizado significativo.
As crianças vivenciam diversas linguagens artísticas, seja nas atividades desenvolvidas em sala de aula, seja nos encontros específicos com professores especialistas. Nos momentos dedicados ao trabalho com Música, investigam diferentes sonoridades e instrumentos, desenvolvendo a musicalidade e criando um repertório diversificado. No Ateliê de Artes, exploram materiais, texturas, cores e as diversas possibilidades de criações e expressões artísticas.
Do G1 ao 2º ano, nossos alunos têm encontros semanais com professores especialistas em que vivenciam brincadeiras, cantigas, dramatizações, jogos, danças, escuta e criação de histórias. Conhecer o próprio corpo é um aspecto fundamental do autoconhecimento e do desenvolvimento da autoestima. Descobrir nossas capacidades e fragilidades torna-nos mais conscientes de nossas próprias possibilidades de expressão, assim como nos flexibiliza diante das diferentes formas de expressão e comunicação de outras pessoas.
Nesta faixa etária, a principal expectativa é que as crianças familiarizem-se com a sonoridade da língua inglesa. No convívio das brincadeiras no parque, da hora do lanche e em atividades sistematizadas, bem como por meio de propostas de artes, contação de histórias, músicas e muitas brincadeiras, as crianças se apropriam, progressivamente, do vocabulário e da estrutura da língua inglesa nos diferentes contextos comunicativos.
Desde os anos iniciais da Educação Infantil, nossos alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas que contribuam para os projetos desenvolvidos na escola, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os estudantes do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo.
julho 2025 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
||
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|