Ensino Fundamental I
No Ensino Fundamental I intensifica-se a busca por conhecimento, instigando alunas e alunos a encontrar seu modo particular de aprender. Com o currículo diversificado do Oswald, nossos estudantes desenvolvem um grande repertório de saberes, de maneiras de se expressar e de trabalhar em grupo.
É neste momento da escolaridade que aprofundam-se os processos de investigação que promovem uma interlocução cada vez maior entre a criança, o meio e o conhecimento. O desenvolvimento da leitura e da escrita marcam, simbolicamente, a entrada no universo letrado. Com isso, as oportunidades de construção de novos conhecimentos se ampliam a cada ano escolar.
Aprender um pouco da especificidade de cada área do conhecimento, rompendo as fronteiras que as separam, é foco permanente do planejamento pedagógico. A formalização das aprendizagens ganha contornos mais concretos à medida que a escolaridade avança e tem um papel fundamental para que os alunos e alunas compreendam os processos envolvidos no ato de aprender, bem como avancem em repertórios próprios que promovam autonomia e conquistas em suas próprias trajetórias.
Ensino Fundamental I
No Ensino Fundamental I intensifica-se a busca por conhecimento, instigando alunas e alunos a encontrar seu modo particular de aprender. Com o currículo diversificado do Oswald, nossos estudantes desenvolvem um grande repertório de saberes, de maneiras de se expressar e de trabalhar em grupo.
É neste momento da escolaridade que aprofundam-se os processos de investigação que promovem uma interlocução cada vez maior entre a criança, o meio e o conhecimento. O desenvolvimento da leitura e da escrita marcam, simbolicamente, a entrada no universo letrado. Com isso, as oportunidades de construção de novos conhecimentos se ampliam a cada ano escolar.
Aprender um pouco da especificidade de cada área do conhecimento, rompendo as fronteiras que as separam, é foco permanente do planejamento pedagógico. A formalização das aprendizagens ganha contornos mais concretos à medida que a escolaridade avança e tem um papel fundamental para que os alunos e alunas compreendam os processos envolvidos no ato de aprender, bem como avancem em repertórios próprios que promovam autonomia e conquistas em suas próprias trajetórias.
Desafios
APRENDER A FAZER BOAS PERGUNTAS
Pesquisar de forma autônoma e ser capaz de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas são alguns dos principais investimentos deste momento da escolaridade.
DIVERSAS MODALIDADES
As atividades permanentes e ocasionais, as sequências didáticas e os projetos – muitos deles organizados a partir de uma abordagem multidisciplinar – visam proporcionar situações didáticas potentes.
METODOLOGIA DE PROJETOS
O projeto é uma maneira de organizar as diversas experiências das crianças de modo interdisciplinar e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.
GRANDES PROJETOS COLETIVOS
Mostra Cultural, Festa Junina, Mês Literário e demais eventos realizados na escola são contextos de compartilhamento dos conhecimentos produzidos entre os diferentes membros da comunidade educativa.
DIÁLOGO COM O MUNDO
Desde a Educação Infantil, alunas e alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas, para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos internamente, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os estudantes do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio é parte de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos.
APRENDER A FAZER BOAS PERGUNTAS
Pesquisar de forma autônoma e ser capaz de confrontar seus pontos de vista com os dos colegas são alguns dos principais investimentos deste momento da escolaridade.
DIVERSAS MODALIDADES
As atividades permanentes e ocasionais, as sequências didáticas e os projetos – muitos deles organizados a partir de uma abordagem multidisciplinar – visam proporcionar situações didáticas potentes.
METODOLOGIA DE PROJETOS
O projeto é uma maneira de organizar as diversas experiências das crianças de modo interdisciplinar e permite que a busca do conhecimento se dê por meio da investigação em suas diferentes formas.
GRANDES PROJETOS COLETIVOS
Mostra Cultural, Festa Junina, Mês Literário e demais eventos realizados na escola são contextos de compartilhamento dos conhecimentos produzidos entre os diferentes membros da comunidade educativa.
DIÁLOGO COM O MUNDO
Desde a Educação Infantil, alunas e alunos são convidados a conectar as aprendizagens promovidas em sala de aula com o mundo fora da escola. Seja por meio de saídas pedagógicas, para conhecer espaços ou ações que contribuam para os projetos desenvolvidos internamente, seja recebendo colegas, familiares ou profissionais que possam ajudar a responder questões investigativas, os estudantes do Oswald são sempre convocados a se conectar com o mundo. O intercâmbio entre turmas, idades e unidades diferentes dentro do colégio é parte de um processo de aprendizagem que se preocupa com a diversidade, dialogando constantemente com realidades para além da dos alunos.
Estrutura para o aprendizado
REDE
Projetos interseriados e multidisciplinares
Aprender a perguntar, investigar, argumentar sobre a relevância de um tema, projetar, confrontar saberes, compartilhar ideias, construir objetos e comunicar as descobertas: estes são alguns dos objetivos da REDE.
Semanalmente, as crianças vivenciam situações de aprendizagem multidisciplinares, que organizam o tempo escolar de forma diversa, proporcionando a troca de diferentes saberes entre estudantes com idades e experiências variadas. Destes grupos de pesquisa participam diversos educadores da escola, que planejam as atividades de forma colaborativa, sejam eles professores de classe, auxiliares, especialistas, outros educadores da escola ou, eventualmente, convidados.
Parte-se das perguntas das crianças sobre o que observam, o que querem conhecer, e de sua curiosidade sobre temas variados. A partir desses interesses e por meio da mediação de professores/tutores, os estudantes argumentam sobre a relevância do estudo desenvolvido a partir do projeto comum, que ao final tem seu resultado compartilhado.
REDE
Projetos interseriados e multidisciplinares
Aprender a perguntar, investigar, argumentar sobre a relevância de um tema, projetar, confrontar saberes, compartilhar ideias, construir objetos e comunicar as descobertas: estes são alguns dos objetivos da REDE.
Semanalmente, as crianças vivenciam situações de aprendizagem multidisciplinares, que organizam o tempo escolar de forma diversa, proporcionando a troca de diferentes saberes entre estudantes com idades e experiências variadas. Destes grupos de pesquisa participam diversos educadores da escola, que planejam as atividades de forma colaborativa, sejam eles professores de classe, auxiliares, especialistas, outros educadores da escola ou, eventualmente, convidados.
Parte-se das perguntas das crianças sobre o que observam, o que querem conhecer, e de sua curiosidade sobre temas variados. A partir desses interesses e por meio da mediação de professores/tutores, os estudantes argumentam sobre a relevância do estudo desenvolvido a partir do projeto comum, que ao final tem seu resultado compartilhado.
CLIP
Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa
Como formar leitores autônomos e interessados? Leitura, informação, pesquisa – e muito afeto e criatividade.
Neste espaço de biblioteca – que é também um espaço cênico e multimídia – estão livros que aguçam sensibilidades, que estimulam a curiosidade de quem quer sempre entender mais e pesquisar o mundo, o outro e a si mesmo. Um acervo voltado para literatura infantil, juvenil, com informativos em português e inglês, prezando sempre pela bibliodiversidade.
Frequentar o CLIP oferece aos nossos estudantes múltiplas possibilidades de ampliação de repertório e interação, colaborando para que se constituam como sujeitos, leitores e pesquisadores críticos e sensíveis.
CLIP
Centro de Leitura, Investigação e Pesquisa
Como formar leitores autônomos e interessados? Leitura, informação, pesquisa – e muito afeto e criatividade.
Neste espaço de biblioteca – que é também um espaço cênico e multimídia – estão livros que aguçam sensibilidades, que estimulam a curiosidade de quem quer sempre entender mais e pesquisar o mundo, o outro e a si mesmo. Um acervo voltado para literatura infantil, juvenil, com informativos em português e inglês, prezando sempre pela bibliodiversidade.
Frequentar o CLIP oferece aos nossos estudantes múltiplas possibilidades de ampliação de repertório e interação, colaborando para que se constituam como sujeitos, leitores e pesquisadores críticos e sensíveis.
EI!
Espaço de Investigação
O Espaço de Investigação é um ambiente cujo foco de trabalho é a pesquisa a partir do desenvolvimento de práticas científicas. A formação para a cidadania plena passa também pela educação científica das crianças e jovens, visando criar condições para o desenvolvimento de sujeitos capazes de refletir com base em evidências, argumentar e tomar decisões responsáveis com relação a temas que tangem as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A partir desta perspectiva, os estudantes são convidados a elaborar perguntas, analisar e produzir modelos explicativos, construir hipóteses a partir de problemas propostos, realizar testes e efetuar análises de resultados utilizando argumentação e pesquisas em diversas fontes. O EI! conta com equipamentos e acervo didático que podem ser utilizados nas investigações, além de um educador especialista que atua na mediação das ações que acontecem no espaço.
EI!
Espaço de Investigação
O Espaço de Investigação é um ambiente cujo foco de trabalho é a pesquisa a partir do desenvolvimento de práticas científicas. A formação para a cidadania plena passa também pela educação científica das crianças e jovens, visando criar condições para o desenvolvimento de sujeitos capazes de refletir com base em evidências, argumentar e tomar decisões responsáveis com relação a temas que tangem as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A partir desta perspectiva, os estudantes são convidados a elaborar perguntas, analisar e produzir modelos explicativos, construir hipóteses a partir de problemas propostos, realizar testes e efetuar análises de resultados utilizando argumentação e pesquisas em diversas fontes. O EI! conta com equipamentos e acervo didático que podem ser utilizados nas investigações, além de um educador especialista que atua na mediação das ações que acontecem no espaço.
Oswald Integral
O Oswald Integral oferece atividades extracurriculares a alunos de G3 à 5º ano, no contraturno do curso regular dos estudantes. Sua proposta é promover ampliação cultural e desenvolver habilidades motoras, interpessoais e cognitivas.
Ele é composto pelo Come Together e pelo programa +Cultural.
O Período Integral no Ensino Fundamental I do Oswald oferece um leque variado de possibilidades no campo dos esportes, das artes e do inglês, ampliando o repertório cultural e educacional dos alunos. As oficinas podem ser cursadas separadamente pelos alunos ou escolhidas dentro de um arranjo de permanência na Unidade Girassol II durante o período de contraturno.
Horários pensados para atender as diferentes necessidades das famílias e uma equipe em sintonia com os pilares da escola são algumas marcas do programa do Oswald.
Conheça as atividades e as propostas para essa faixa etária em: https://integral.colegiooswald.com.br/
UNIDADE DO FUNDAMENTAL I
Calendário
novembro 2024 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
|||||
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
Calendário
novembro 2024 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
|||||
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|