O 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma sensível ampliação do mundo dos alunos e alunas, que passam a ter uma rotina ocupada por encontros com vários professores e professoras, alargando e diversificando suas experiências escolares.
A aprendizagem da vida em grupo continua sendo um dos focos da nossa proposta pedagógica, atravessada pelas experiências individuais e coletivas. Tomadas coletivas de decisões, reflexões e encaminhamentos de mediações de conflitos.
Do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física e Educação Artística são ministradas semestralmente. Durante este período, os estudantes passam por todas as frentes dessas disciplinas, ampliando significativamente seus saberes e as linguagens pelas quais podem interagir com o mundo.
A experiência das Oficinas Eletivas oferece aprendizagens práticas e de universos que comumente estão fora do currículo escolar, orientadas por educadores especialistas. as turmas de 6º ao 8º ano participam semestralmente de Oficinas Eletivas, que tratam de temas que vão desde culinária e trabalho voluntário à produção audiovisual e expressão corporal.
Ao longo do Ensino Fundamental II, alunos e alunas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas diversas, trabalhando em grupos interseriados e construindo, coletivamente, pesquisas sobre temas relevantes para o mundo e para a faixa etária.
Assumimos a educação midiática e a promoção da reflexão sobre a cultura digital como parte do currículo da escola, a ser trabalhada de forma transversal da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo alunos, alunas, educadores da escola e famílias. É preciso conhecer para poder informar e orientar.
É por meio da vivência institucional que cultivamos um dos nossos propósitos mais abrangentes: a compreensão das dimensões pública e privada, suas distinções e importâncias, e a convocação a se pensar como membro de uma comunidade pela qual deverá também ter responsabilidade, tanto quanto de si mesmo.
O Oswald é pioneiro na proposição de Estudos do Meio na Educação Básica. Aqui no Colégio, essas viagens começam no 6º ano do Ensino Fundamental II e se estendem até a 3ª série do Ensino Médio. A partir de questões norteadoras, os estudantes tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações, articulando os conteúdos escolares ao mundo à sua volta.
Os alunos e alunas participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que se inicia com estudos preparatórios para a viagem, passa por um mergulho em uma localidade e cultura diversa e, no retorno, se encerra com a sistematização das aprendizagens. Atividades culturais e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências e repertório.
Uma escola que se propõe a trabalhar com diversidade precisa lançar mão de recursos que permitam o apoio diferencial às muitas formas de aprender. Por isso, o Oswald conta com importantes recursos de apoio às aprendizagens. Tais recursos podem ser atribuídos às situações típicas da rotina escolar, dando apoio para a realização de atividades individuais, como provas, orientação de estudos, registros de agenda e organização pessoal.
Outras iniciativas acontecem no contraturno escolar, como as monitorias, que são encontros complementares à sala de aula, visando reforçar aprendizagens dos conteúdos apresentados em classe, e as tutorias, que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva, a partir das demandas identificadas pela equipe pedagógica.
Entendemos que, ao final da Educação Básica, nossos estudantes enfrentarão um desafio exigente do ponto de vista técnico e emocional. Para ajudá-los nesta tarefa, investimos em três vias centrais: a formação teórica consistente, reflexão e amadurecimento para as escolhas da vida adulta, assim como atividades de preparação focadas nos exames externos.
Já no Ensino Fundamental II, o aluno oswaldiano entrará em contato com diferentes formatos de questões encontradas nos principais exames vestibulares do país. A tomada de consciência sobre potencialidades e desafios é o pano de fundo desta trajetória. Para tanto, a disciplina de Projeto de Vida, que se inicia no 9º ano, é um espaço para os primeiros contatos dos nossos alunos e alunas com a área de Orientação Profissional.
julho 2025 |
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