Nosso trabalho favorece a constituição de projetos de vida inspirados pelo espírito de superação e realização. Enfatizamos a importância do fortalecimento dos vínculos que, ao lado da elaboração de um referencial ético, auxiliam a percepção dos sentidos, apoiam nas escolhas e estimulam nossos alunos a lutar pelo que valorizam.
É importante favorecer a possibilidade de autoconhecer-se, de reconhecer suas diferentes habilidades e buscar formas para prosseguir em seus projetos. A escola, como espaço de ensino, aprendizagem e convivência, é, sobretudo, um espaço de diálogo e de difusão de referências essenciais para que nosso jovem perceba-se provido de recursos para e no enfrentamento dos desafios que se apresentam.
Os alunos do Oswald enfrentam, na 2ª série do Ensino Médio, um desafio que muitos estudantes só vão conhecer no Ensino Superior: o Projeto Teses, que procura envolver os alunos na leitura, análise e produção de textos acadêmicos mais complexos, para a construção individual de uma monografia sobre um tema de interesse.
Para isso, são oferecidas seis frentes de trabalho, ministradas por professores preocupados em fornecer suporte conceitual e metodológico para que o aluno tenha condições de fazer um recorte e problematizar um tema de seu interesse.
O Oswald é pioneiro na proposição de Estudos do Meio na Educação Básica. Aqui, as viagens começam no 6º ano do Ensino Fundamental II e se estendem até a 3ª série do Ensino Médio. Sempre integrados aos Projetos de Série e a partir de questões problematizadoras, os estudantes tomam contato com diferentes realidades, coletando dados, fazendo análises e até mesmo propondo ações, articulando os conteúdos escolares ao mundo à sua volta.
Nos Estudos do Meio os alunos e alunas participam de um trabalho interdisciplinar de maior fôlego, que se inicia com estudos preparatórios para a viagem, passa por um mergulho em uma localidade e cultura diversa e, no retorno, se encerra com a sistematização das aprendizagens. Outras atividades culturais (dentro e fora da escola) e saídas pedagógicas também complementam o currículo, conectando conhecimentos e criando referências e repertório.
A partir do Ensino Fundamental II, nossos alunos escolhem cursos das frentes de Artes e Corpo e Movimento a partir de seu interesse. Professores especialistas e atuantes na produção cultural de São Paulo e do Brasil trazem experiências, além de aprendizados riquíssimos aos alunos do Oswald. Dança, Habilidades Circenses e Esportes são possibilidades dentro da área de Corpo e Movimento, assim como Teatro, Artes Visuais e Música são na área de Artes. A possibilidade de escolha, de contato com diferentes linguagens e desenvolvimento de afinidades são marcantes neste projeto, levando nossos alunos ao desenvolvimento de um repertório vasto de linguagens expressivas.
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de encerramento à 3ª série do Ensino Médio dentro da concepção criativa da escola. O Projeto de Encerramento envolve as seis disciplinas das áreas de Artes e Educação Física, é autoral e tem um grande investimento da escola para que os estudantes criem e organizem coletivamente um espetáculo, desde o roteiro até a apresentação. Há alguns anos, o espetáculo deixou os espaços de teatros alugados e passou a ocupar a escola, na Unidade Cerro Corá, sem regras em relação à ocupação do espaço, desde que mantidas as medidas de segurança.
agosto 2025 |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
1
|
2
|
|||||
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|