‘Oswald na Rádio’ e a voz da juventude oswaldiana

Em entrevista, membros da 'Oswald na Rádio' falam sobre o processo criativo e organização do podcast, que estreou em 2025.

Oswald na Rádio EP.1

Na ilustração, logotipo do podcast 'Oswald na Rádio' (Arte por: Matheus Noronha).

Em abril de 2025 estreou a Oswald na Rádio, a produção é desenvolvida pelas mentes inquietas, curiosas e cheias de ideias dos jovens da Unidade Cerro Corá. Nos episódios do podcast, os jovens repórteres usam suas vozes para expressar suas opiniões e informar a comunidade oswaldiana.

Com quadros diversos e criativos, a programação conta com entrevistas, debates, narrativas, crônicas e tudo que acontece dentro (e fora) do Oswald. O projeto, que é interdisciplinar e interseriado, partiu de uma iniciativa autônoma dos próprios estudantes para abordar, de forma descontraída, temas e assuntos de interesse coletivo, como os jogos do Oswald Esportes, Estudos do Meio, Festa Junina, entre outros. 


No Oswald, estimulamos os jovens a desenvolver constantemente habilidades de investigação, pensamento crítico, autonomia e colaboração. Esse tipo de formação possibilita que os jovens tenham independência, criatividade e liberdade para tornar possível a realização de projetos como o Oswald na Rádio, sempre com o apoio da nossa equipe pedagógica. Em uma entrevista, os atuais participantes do Oswald na Rádio (Stella Addeo; Fernanda Von; Nina Londoño; Camila Leva e Inácio Corrêa) falaram sobre o surgimento do podcast e processo criativo do projeto. Confira:


De onde surgiu a ideia de criar uma rádio escolar? 

Na [Unidade] Girassol tinha uma rádio e depois da COVID-19 ela foi desativada. Então, eu tive a ideia de trazer para a [Unidade] Cerro Corá. Como já tinha acabado lá, queria começar o projeto aqui. Eu contei a minha ideia para as meninas, elas toparam, então começamos a produção.


Vocês têm algum apoio técnico ou ajuda dos professores?

A gente está sempre nos encontros para organizar os roteiros, mas a Vivian, que é a nossa coordenadora, incentiva bastante e está sempre dando sugestões e ideias para gente. Ela está sempre do nosso lado nesse projeto.

A gente pede permissão, por exemplo, para fazer sorteios nas próximas [edições da] rádio. Nós temos que pedir para a Vivian, assessora de língua portuguesa. A gente vai fazer um sorteio em todas as rádios das pessoas que mandaram e-mails com sugestões de pauta, aquela que for sorteada vai para a rádio e vai poder falar.


Como vocês escolhem os temas e pautas que irão para Oswald na Rádio?

A gente quer falar de coisas que interessam para a maioria das pessoas, escolhemos as pautas pelo que as pessoas querem ouvir.

Então, a gente escolheu mais ou menos os temas que a gente acha que precisa ter numa rádio, como: esporte, eventos, cultura, passeios da escola (como o Estudo do Meio). E, aí, a gente foi criando nomes criativos para os quadros, fomos procurando as pautas… 


Como tem sido essa experiência? Quais têm sido os maiores desafios desse projeto?

Ah, eu acho que tá sendo legal a produção. A gente tá conseguindo fazer, foi bem divertido também mostrar para as outras pessoas, foi legal ver que elas gostaram do projeto. Depois da primeira produção, foram aparecendo mais pessoas, então, acho que agora está bem legal. Claro, é mais difícil fazer com muitas pessoas, porque, além de ser legal porque aumenta o tempo do programa, é mais difícil de organizar. Mas, está sendo bem legal ver como o projeto está crescendo. 


O que vocês têm aprendido ao participar da criação da Oswald na Rádio? Ela tem ajudado vocês em alguma disciplina?

A rádio me ajuda a falar melhor, me comunicar melhor e não ter essa vergonha de falar em público, de ouvir a própria voz em público, apresentar trabalhos, por exemplo.

Nas matérias escolares, eu acho que não [ajuda] muito. Mas temos aprendido bastante a conviver com muitas pessoas, dividir tarefas, administrar várias pessoas (como se fosse uma sala de aula), fazer com que todo mundo participe e trabalhe – não necessariamente falando, mas também “por trás”, fazendo roteiro, buscando informações, entrevistas etc.


Para vocês, qual é a importância do Oswald na Rádio para os outros estudantes? E para o resto da comunidade oswaldiana?

A gente acha muito importante, porque, além de informar todo mundo sobre o que está acontecendo na nossa escola, deixa as pessoas cientes do que está acontecendo fora daqui também, coisas importantes e notícias de tudo. Eu também gostei muito do projeto, porque eu queria muito saber mais da escola, dos jogos, que eu nunca ficava sabendo porque eu não tenho muito contato com a torcida organizada do Oswald, de projetos gerais etc.


Ouça o programa na íntegra no Spotify:

Oswald_graf_muro_site_rodape

Nossas Unidades

unidade_madalena

Madalena

Ed. infantil (G1 ao G4)

Rua Girassol, 947

Vila Madalena

(11) 3181-2108

unidade_girassol

Girassol

Ed. infantil (G5) e fundamental I

Rua Girassol, 898

Vila Madalena

(11) 3813-3054

UNIDADE_girassol2

Girassol II

Oswald Integral

Rua Girassol, 913

Vila Madalena

(11) 3892-1105

unidade_cerro_cora

Cerro Corá

Fundamental II e Ensino Médio

Rua Cerro Corá, 2375

Alto da Lapa

(11) 3024-2644

Horário de atendimento

Links Rápidos

Parceiros

Contato

Sobre Oswald

© 2024 Colégio Oswald de Andrade | Todos os direitos reservados | Política de bolsas - Cebas

WhatsApp
WhatsApp
Pular para o conteúdo