O ato de investigar faz parte do dia a dia de todos os alunos e educadores. Acreditamos que a investigação é um dos principais processos para a construção do conhecimento humano. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos pesquisam temas diversos que se relacionam com suas experiências de vida, sendo eles curriculares ou de interesse do grupo, e desenvolvem trabalhos autorais, resultantes de suas investigações, que são compartilhados com a comunidade. A essas experiências investigativas damos o nome de Projetos.
Nossos alunos são autores de sua própria história. Uma história que não se faz isoladamente, mas em grupo, por meio do acolhimento, da colaboração e do diálogo. É por esse motivo que os trabalhos em grupo são propostos e é a partir desta estratégia que desenvolvemos uma importante habilidade social: a colaboração. Acreditamos que é por meio da troca de saberes e pontos de vista que cada um se desenvolve mais plenamente na relação com o outro, aprimorando a escuta generosa e ativa, além do respeito às opiniões contrárias, o que potencializa a construção do conhecimento.
A possibilidade de ter uma ação autônoma na vida está diretamente ligada a uma maturação da percepção de si, de suas potencialidades e desafios, de sua liberdade e responsabilidade frente ao mundo, assim como do alcance de suas ações. A autonomia é uma aprendizagem para a vida. Promovemos situações que permitem ao aluno o desenvolvimento da reflexão e a realização de escolhas responsáveis.
O trabalho orientado pelo princípio da diversidade em nosso colégio é compreendido não apenas como reconhecimento das diferenças, mas principalmente com o exercício de pensá-las em contexto social. Esse exercício nos conduz a refletir sobre o diverso, a diferença e a forma como nos relacionamos com elas, para que a comunidade oswaldiana possa – no reconhecimento das diferenças e, por vezes, na desigualdade produzida pela forma hierarquizada com a qual lidamos com elas – dialogar e, em especial, se posicionar.