Em parceria com uma cooperativa de catadores e catadoras de materiais recicláveis situada no território escolar, promovemos ações de valorização do trabalho destas pessoas essenciais para a cadeia de reciclagem e de conscientização da comunidade acerca do cuidado com os resíduos sólidos.
Planejamos práticas, brincadeiras e atividades estruturadas (ou não) em ambientes abertos, como os parques da escola ou praças do entorno, buscando contato com elementos como terra, água, vegetação e calor, no sentido de promover sensos de cuidado e pertencimento à natureza.
Desenvolvemos atividades pedagógicas com cultivo em canteiros didáticos, baseadas em pressupostos agroecológicos, como forma de trabalhar diferentes aspectos dos currículos durante toda a escolaridade. As atividades integram o trabalho com as composteiras, visando a conscientização acerca do cuidado com os resíduos orgânicos.
Valorizamos o processo educativo para promover conhecimentos relevantes acerca das causas e efeitos da emergência climática, buscando a participação ativa da comunidade no trabalho conjunto para a transformação socioambiental. Além disso, incentivamos a implementação de medidas que promovam a resiliência e a justiça climática.
Promovemos diálogos formativos com educadores e educadoras do colégio acerca de temas relevantes para o campo da Educação para a Sustentabilidade, visando fortalecer e subsidiar práticas pedagógicas na escola.
Participamos de coletivos de escolas e educadores para compartilhamento de práticas e fortalecimento de comunidades atuantes em questões socioambientais, entre elas o Movimento Escolas pelo Clima e o Programa de Escolas Associadas da Unesco.